×
Loading ...

Como fazer detergente natural caseiro

Atualizado em 17 abril, 2017

Os detergentes industrializados são caros e, geralmente, possuem aditivos químicos que talvez você não queira usar em sua louça e utensílios da cozinha. Esta receita totalmente natural limpa com segurança e eficácia por, mais ou menos, R$ 0,10. O sabão de azeite de oliva (castile) pode ser encontrado em qualquer loja de produtos de limpeza. Ele usa óleo vegetal em vez de animal, o que quer dizer que se biodegrada mais facilmente do que os outros produtos de limpeza. O vinagre branco serve como um agente enxaguante e previne manchas na louça. A quantidade usada, aqui, será suficiente para que o detergente renda de 12 a 15 pilhas de louças.

Instruções

Detergente caseiro limpa tão bem quanto os de marcas industrializadas (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Coloque o sabão, água, suco de limão, vinagre branco e o óleo essencial na jarra de vidro. Escolha o óleo essencial que preferir; os de limão e melaleuca possuem um odor de frescor e limpeza e não são fortes demais.

    Loading...
  2. Feche a jarra firmemente com a tampa e mexa para misturar os ingredientes.

  3. Coloque um pouco da mistura em um pote de detergente vazio e sempre agite antes de lavar a louça. Se você tem uma máquina lava-louças, basta adicionar uma colher grande do detergente na repartição da máquina destinada a ele. Use-o normalmente para lavar os utensílios da cozinha.

Loading...

Dicas

  • Você pode usar mais ou menos sabão na receita, pois a quantidade depende da temperatura da água. Geralmente, água morna exige menos sabão.
  • O sabão de azeite de oliva pode durar até dois anos e o suco de limão desta receita aumenta ainda mais a data de validade.

O que você precisa

  • ½ xícara de sabão de azeite de oliva
  • ½ xícara de água
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • ½ xícara de vinagre branco
  • 3 gotas de óleo essencial
  • 1 jarra de vidro de um litro com tampa

Referências

Loading ...
Loading ...