Mais
×

Como determinar o quanto de carne poderá ser retirado de uma vaca

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

É possível determinar rapidamente quanta carne utilizável irá produzir uma vaca com base no seu peso total. Uma estimativa do rendimento de carne pode ser útil para determinar o valor do gado bovino que está ainda no casco. As quantidades de carne são estimadas incluindo como fatores a média de perda de peso quando o material inutilizável é removido durante o processo de abate. O total de rendimento mais tarde pode ser verificado quando toda a carne for abatida.

Instruções

O peso dos bovinos é produto de sua reprodução e alimentação (black bullock 3 image by PeteG from Fotolia.com)
  1. Conduza a vaca até a balança, deixando-a centralizada na plataforma. Registre o peso total em quilos.

  2. Calcule o peso limpo multiplicando o total do peso por 55 a 65%. Escolha uma porcentagem mais elevada na escala caso o gado bovino seja de uma raça mais magra, se animal possuir uma musculatura definida ou foi alimentado com uma dieta restrita que produz uma carne mais leve. O peso limpo, ou o peso de suspensão, é o peso restante da carcaça depois que a vaca foi abatida e a cabeça, pele, órgãos internos e pés foram removidos.

  3. Multiplique o peso limpo por 75% para contabilizar todo o peso perdido durante o processo de diminuição onde os cortes utilizáveis de carne são processados. Os demais cortes de carne geralmente pesam 20 a 30% do peso original da vaca viva.

Dicas

  • Carnes desossadas, como carne moída e bifes, muitas vezes perdem 25% do seu peso em perda de gordura e umidade quando cozidas.

O que você precisa

  • Balança de pesagem de gado
  • Calculadora (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article