Educação e ciência

Como determinar a meia-vida de um elemento

Escrito por sean mann | Traduzido por franciele gobi
Como determinar a meia-vida de um elemento

A energia nuclear faz uso do decaimento radioativo e da meia-vida de elementos químicos

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Calcular a meia-vida de um elemento é uma habilidade utilizada em campos como química, biologia e física. A meia-vida é a quantidade de tempo necessária para uma substância em decaimento cair para metade de seu valor inicial. Um átomo instável passar por uma ionização radioativa, que separa elétrons. É possível medir a radioatividade variável de um elemento com um contador Geiger. Essas leituras podem ser utilizadas para calcular a meia-vida de um elemento radioativo.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Contador Geiger
  • Cronômetro

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Ligue o contador Geiger.

  2. 2

    Utilize o contador Geiger para fazer cinco leituras sem o elemento fonte presente. Configure a blindagem e a fonte para nenhum caso o contador Geiger possua essa funcionalidade. Calcule a média destas cinco leituras. Por exemplo, pode-se encontrar leituras de 50, 35, 70, 62 e 55 contagens/min. A média é (50+35+70+62+55)/5 = 54.4 contagens/min. Essa é a radiação de fundo média.

  3. 3

    Posicione o elemento fonte próximo ao contador Geiger. Se o contador pode suportá-lo, configure a blindagem para nenhuma, configure a posição da fonte para a distância em que o elemento fonte está do contador, e configure a fonte para o elemento que está sendo medido.

  4. 4

    Configure um temporizador para cinco minutos e faça uma leitura do contador Geiger a cada 30 segundos. Se o elemento decai muito lentamente, recomenda-se fazer leituras durante um maior período de tempo, para medir a mudança.

  5. 5

    Subtraia o valor previamente gravado, de radiação de fundo média, de cada uma das leituras.

  6. 6

    Faça um gráfico das leituras ajustadas, no eixo y, em relação ao tempo (em minutos), no eixo x. Para cálculos mais precisos, faça um gráfico das leituras em um programa matemático próprio para gráficos.

  7. 7

    Desenhe a melhor curva através dos pontos dos dados. Caso esteja utilizando um programa matemático, faça a curva utilizando as ferramentas do programa.

  8. 8

    Estime o ponto da curva onde a razão contagens/min. é metade do valor inicial. Caso esteja utilizando um programa matemático, utilize as ferramentas do programa para calcular o ponto em questão. Esse valor é uma aproximação da meia-vida desse elemento. Por exemplo, se o valor inicial de contagens/min. foi de 100 e o valor de contagens/min. é de 50 aos três minutos, então a meia-vida é de três minutos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media