Lazer e cultura

Como determinar o passo de uma hélice marinha

Escrito por will charpentier | Traduzido por daniele joi
Como determinar o passo de uma hélice marinha

O lugar a ser olhado para descobrir o passo da hélice dependerá do fabricante

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O passo, ou ângulo em que as pás da hélice estão ligadas ao seu eixo, faz parte do tamanho da hélice. O passo da hélice é descrito pelo número de centímetros em que a hélice irá mover a embarcação durante uma só volta. Dependendo do fabricante do motor de popa ou da hélice, você pode determinar o passo de uma hélice marinha por meio de uma inspeção cuidadosa do próprio suporte, sem cálculos ou medições complicados.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de boca ajustável
  • Pedaço de madeira
  • Chave de hélice

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Use uma chave de boca ajustável para desconectar a bateria do barco. Como você vai mexer na hélice, não é bom que o motor dê partida enquanto você trabalha.

  2. 2

    Inspecione o exterior do eixo da hélice, onde as lâminas estão ligados, procurando uma série de dois, três ou quatro números, com um "X" antes do último ou dos dois últimos números. Essa localização é favorecida em hélices fabricadas pela Suzuki, MAC, Johnson , Evinrude ou Bombardier. Se esse número estiver presente, ele é o tamanho da hélice. O número depois do "X" é o passo da hélice.

  3. 3

    Use outro método se a sua hélice for feita por outros fabricantes, como a Mercury, Mariner, Force, Yamaha, Tohatsu, Honda ou Nissan. Posicione um pedaço de madeira entre a placa horizontal acima da hélice e uma das pás da hélice para bloquear o movimento para a esquerda da hélice. Se o motor do seu barco tiver uma carenagem ou um cone sobre a extremidade do eixo da hélice, remova-o.

  4. 4

    Remova todos os pinos de chaveta ou arruelas que restrinjam o movimento da porca da hélice. Encaixe uma chave de hélice na porca e gire-a para a esquerda para removê-la do motor, liberando a hélice.

  5. 5

    Procure dentro do eixo da hélice por uma série de dois, três ou quatro números, com um "X" antes do último um ou dos dois últimos números. Este é o tamanho da hélice. O número depois do "X" são os passos da hélice.

Dicas & Advertências

  • Se você for trabalhar em seu motor de popa enquanto o barco estiver em seu trailer ou o seu motor estiver em um suporte de armazenamento, remova a porca da hélice com uma chave inglesa e retire o cubo de impulso, a hélice e as arruelas do eixo da hélice. Se você não remover a hélice antes de operar um motor de popa fora da água durante a manutenção ou o armazenamento de longo prazo, você poderá ser atingido pela hélice, o que pode mutilá-lo ou matá-lo.
  • Nunca opere o motor de popa fora da água, a menos que você forneça uma fonte de água para resfriamento, seja ligando uma mangueira de jardim à porta de descarga do motor ou um colocando dispositivo de lavagem - às vezes chamados de "protetores de ouvido" por causa de sua semelhança com esse item de vestuário de inverno - a uma mangueira de jardim e posicionando os "protetores" no anexo sobre as entradas de água fria. Você também pode mergulhar o motor em uma banheira de teste cheia de água, para que as entradas de água fria estejam submersas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media