Mais
×

Como determinar quando um pneu Michelin foi feito

Atualizado em 23 março, 2017

Como a maioria das coisas, os pneus têm um prazo de validade. O apodrecimento e outras alterações podem ocorrer com o tempo, logo saber a idade do seu pode ajudar a evitar os pneus velhos, que possuem um maior risco de falhar. A data de fabricação fica estampada na lateral do pneu, de acordo com normas impostas pelo Departamento de Transportes americano (DOT) e informa o ano e a semana do ano de fabricação.

Instruções

Data de fabricação do seu pneu Michelin está estampada na lateral (tire image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com)
  1. Procure por uma grande série de letras e números que começam com "DOT", estampada na lateral do seu pneu, perto da borda. Se não conseguir encontrá-la, olhe no outro lado, uma vez que a regulamentação só diz que a data deve ser carimbada em um lado. Deve haver 10, 11 ou 12 letras e números seguidos de "DOT".

  2. Olhe para os números no final da série. Haverá três ou quatro números após uma série de letras.

  3. Interprete os dois primeiros números como a semana de fabricação. Por exemplo, se os números forem 1206, o "12" representa a semana do ano de fabricação. Se os números forem 519, então "51" representará a semana de número 51.

  4. Analise os números restantes. Deve haver um ou dois dígitos restantes. Dois dígitos representam o ano, enquanto que um único dígito representa o ano de alguma década antes de 2000. Por exemplo, os números 1206, o "06" representa o ano de 2006. Nos números 519, o "9" representa o nono ano de alguma década, sem mais esclarecimentos, embora você saiba que é anterior a 2000 e superior a 10 anos de idade.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article