Mais
×

Qual o significado do número 12 na Bíblia?

Atualizado em 23 março, 2017

Uma leitura mais de perto da Bíblia revela que muitos números são usados em certos padrões, sugerindo que eles têm um significado especial. A numerologia bíblica tem se tornado uma pequena especialidade dentro do campo de estudos bíblicos. Especialistas em numerologia bíblica têm identificado números particulares com significados específicos. Um número que aparece em toda parte no Velho e Novo Testamentos é o número 12.

O número 12 aparece em toda a Bíblia, e alguns dizem porque é múltiplo do número divino 3 e o número terrestre 4 (numéro 12 art déco, vertical image by Bruno Bernier from Fotolia.com)

Significado

De acordo com muitos estudiosos da Bíblia, o número 12 significa perfeição governamental. Ele aparece como um múltiplo em matérias relacionadas a assuntos de governo ou domínio.

Velho Testamento

O Livro de Gênesis revela que existiram 12 filhos de Jacó. Estes formaram as 12 tribos de Israel.

Novo Testamento

No Novo Testamento, Jesus teve 12 Apóstolos, que foram seus seguidores mais próximos.

O Reino de Deus

O número 12 aparece em todo o Apocalipse, o livro final da Bíblia. De acordo com ele, o reino de Deus tem 12 portões guardados por 12 anjos.

Os selados

O número dos selados, de acordo com o Capítulo 7 de Apocalipse, era 144.000, que é 12.000 de cada uma das 12 tribos de Israel.

Especialista em discernimento

Alguns estudiosos da Bíblia assinalam que o número 12 é o produto de 3 (o número divino) e 4 (o número terrestre, pois há quatro elementos: terra, ar, fogo e água).

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article