Mais
×

Como determinar a quantidade de telhas para seu telhado

Atualizado em 04 abril, 2018

Instalar telhas em um telhado novo ou em um já existente é um grande trabalho para fazer você mesmo, mas não é extremamente difícil, desde que você seja paciente, esteja consciente da segurança e saiba calcular com precisão a quantidade de telhas necessárias. As telhas, sejam de betume, laminado ou de outro tipo, tem de ser sobrepostas para evitar a penetração de chuva. Isso faz com que a determinação da quantidade de telhas seja bastante complicada, mas os fabricantes de telha cuidam disso para você. Elas são empacotadas e vendidas em "quadrados", que são suficientes para cobrir 100 metros quadrados, com a quantidade necessária para sobreposição já fatorados.

Instruções

Saiba como calcular a quantidade de telhas necessárias para seu telhado (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Desenhe um diagrama do layout do telhado antes de começar. Praticamente todos os telhados residenciais são compostos de várias seções de retângulos ou triângulos. Em alguns casos pode-se combinar ambos. Divida essas seções em retângulos e triângulos separados.

  2. Use uma fita métrica para determinar as dimensões de cada seção em seu diagrama. Para retângulos, basta medir o comprimento e a largura. Triângulos são um pouco mais complicados. Meça a base do triângulo -- é o lado oposto ao maior ângulo -- e o lado mais comprido. Em seguida, meça a altura. Este é o comprimento da linha do maior ângulo que intersecta a base com um ângulo de 90º graus. Use o esquadro para garantir que a linha fique perpendicular à base.

  3. Calcule a área em metros quadrados de cada seção do telhado. Para retângulos, multiplique o comprimento e largura. Para triângulos, a área é igual ao comprimento da base multiplicado pela altura, dividindo o resultado por 2. Por exemplo, se a base tem 3 m e a altura for igual a 2,4 m, você terá 3 x 2,4 ÷ 2 = 3,6 metros quadrados.

  4. Adicione as áreas de todas as seções para encontrar a área total do telhado em metros quadrados. Adicione 5 por cento, para permitir resíduos devido a cortes e quebras de telhas.

  5. Determine a quantidade de telhas necessárias para cobrir propriamente a casa. Arredonde a área total para a centena mais próxima, e então divida por 100 para encontrar o número de quadrados. Por exemplo, se o teto total mais a margem de erro for de 564 metros quadrados, arredonde para 600 e divida por 100, chegando a um total de 6 quadrados. Já que geralmente há três feixes de telhas por metro quadrado, você precisará de 18 pacotes (3 x 6 = 18).

Dicas

  • Coloque a segurança em primeiro lugar. Evite tentar trabalhar no telhado com chuva ou vento, ou se há chances de raio. Sempre use um sistema anti-queda. Você poderá comprá-lo ou alugá-lo em uma loja que ofereça equipamentos para construção.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Escada
  • Esquadro de carpinteiro
  • Calculadora
  • Sistema anti-queda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article