Dicas para construir barcos de papelão

Escrito por regina edwards | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para construir barcos de papelão
Barcos de papelão são biodegradáveis e de baixo custo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Barcos de papelão oferecem uma alternativa ecológica e com baixo custo a caiaques e botes infláveis. Os materiais para construir o barco podem ser obtidos em centros de melhoramentos de casas e o design e a construção podem ser um projeto para jovens adultos. Um barco de papelão pode utilizar produtos reciclados e ecológicos, desde o papelão, adesivos e selador. No entanto, dependendo na necessidade específica, a disponibilidade do material e orçamento, outras opções de produtos são abundantes.

Outras pessoas estão lendo

Materiais

Papelão é tecnicamente camadas de papel que são coladas para formar uma placa resistente que pode resistir perfurações de diferentes graus. Seleção de papelão deve considerar o corte e o reforço. Grandes caixas de eletrodomésticos proporcionam uma fonte de grandes folhas de papelão. Várias folhas podem ser coladas para um casco mais grosso que irá acomodar adultos.

Fitas adesivas, fortes e à prova d'água irão manter a estrutura de seu barco. Fita adesiva inclui fibras que reforçam as costuras. Adesivos devem ser aplicados sobre o papelão e fixar as seções ou camadas durante a secagem ou cura irá garantir paredes sólidas.

Deixar o barco à prova d'água pode ser feito de duas maneiras, como opções separadas ou para redundância. Revestimentos de selante especial à prova d'água podem ser pintados por dentro do barco assim como por fora do casco. Forros de plástico também podem ser colados ou grudados na parte de fora e de dentro do barco para reduzir o dano da água. Papelão reforçado deve ser usado com selante à prova d'água e o selante deve ser aplicado em finas camadas para que não amoleça o papelão. O processo de selagem pode levar tempo, para permitir que o selante e o papelão sequem. Forros de plástico, assim como aqueles usados em pinturas ou para latas de lixo, são úteis para fixar em torno do casco, minimizando as costuras e estancando a água. Um forro de plástico para dentro do barco serve para proteger contra qualquer acúmulo que possa contribuir para o barco afundar.

Design

O melhor projeto de um barco de papelão segue o de um caiaque aberto. Um caiaque possui um fundo achatado e a frente pontiaguda (curva) que facilita o movimento na água. Uma vez que um número mínimo de costuras é desejado, a forma compacta de um caiaque pode ser construída em módulos, usando uma única folha grande de papelão para cada lado do casco e do fundo.

As dimensões mínimas de um barco devem ser calculadas para o deslocamento da água. O peso de um metro cúbico de água é aproximadamente de 28 kg. Se uma pessoa pesa 68 kg, ele irá deslocar quase 0,07 metros cúbicos de água. As dimensões interiores mínimas de um barco que irá flutuar a pessoa é de 0,3 m por 0,3 m por 0,9 m.

Construção

Uma vez que o design é definido, múltiplas camadas de papelão podem ser cortadas para que elas possam ser facilmente coladas para criar uma parede grossa. Todas as costuras e cantos devem ser reforçadas com outra camada de papelão e fita adesiva, para que nenhuma costura fique diretamente exposta, criando um potencial ponto fraco.

Muitos pilotos de barcos de papelão constroem um pequeno modelo para checar o design e se o movimento da água é proporcional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível