Dicas para cozinhar em fornos a gás

Escrito por diane watkins Google | Traduzido por evelyn lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para cozinhar em fornos a gás
Fornos a gás produzem resultados ligeiramente diferentes dos outros tipos de fornos (Creatas/Creatas/Getty Images)

O aquecimento a gás é o favorito dos cozinheiros profissionais por ser rápido e quente. Ao cozinhar em casa, contudo, pode ser instável e gerar temperaturas não muito precisas. Todo fogão é diferente, e pode levar tempo até que você se acostume às particularidades do seu equipamento a gás. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar a controlar o calor e obter os melhores resultados de cada receita.

Outras pessoas estão lendo

Temperatura

Uma vez que o calor é dependente do gás, a precisão da temperatura depende do seu suprimento. Muitos fatores podem comprometer este controle, e mesmo um forno novo pode estar ligeiramente desajustado. Um bom termômetro de forno, colocado sobre a prateleira do meio dele, vai ajudar a garantir a temperatura desejada.

Fundo queimado

Um problema com fornos a gás é que o calor pode ser muito intenso na parte de baixo, queimando o fundo de bolos, biscoitos e outros assados. Uma maneira de lidar com isto é usar travessas e assadeiras isolantes. Forrá-las com folhas de silicone também pode ajudar. A desvantagem é que isto impede completamente o fundo de torrar.

Desigualdade de temperatura

A desigualdade de temperatura pode ser um problema em fornos a gás, especialmente os mais antigos. Limpar o fogão pode ajudar se suas bocas estiverem entupidas com gordura ou pedaços de comida. Uma boa solução para este inconveniente é colocar uma pedra de assar pizza ou ladrilhos de cerâmica sem esmalte na prateleira mais baixa do forno. Você pode encontrar os azulejos em uma loja de artigos para o lar ou de equipamentos. Deixe espaços dos lados para permitir a circulação de ar, mas cubra a área sob a a comida.

Deixe o forno preaquecer por tempo o suficiente para esquentar os ladrilhos. Durante o cozimento, o gás irá esquentar a cerâmica, o que emitirá calor uniformemente pelo espaço ao seu redor, ajudando a manter a temperatura bem distribuída. Os ladrilhos criarão um filtro entre a boca do forno e seus assados, ajudando a evitar queimar os fundos das comidas ou assá-las desigualmente.

Use o modo "assar"

Depois de preaquecer o forno, mude sua função para "assar". Fornos a gás modernos geralmente emitem calor das paredes de cima e de baixo na configuração "pré-aquecer" para aquecê-lo rapidamente. No modo "assar", o calor deve emanar apenas do fundo do equipamento.

Ventilação forçada e umidade

Se o seu forno tiver um ventilador para circulação de ar, use-o e asse a temperaturas ligeiramente mais baixas. Uma melhor circulação do ar ajudará a comida a assar por igual e com maior rapidez, mesmo nestas condições de calor.

Estes fornos são mais úmidos que suas versões elétricas devido às substâncias liberadas na queima de gás. Isto pode alterar as receitas, especialmente os pratos que exigem um aquecimento mais seco para criar cascas. Por exemplo, pães podem não criar cascas ideais em fornos a gás, e isto é normal. Porém, o ventilador pode ajudar a amenizar o processo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível