Mais
×

Dicas para criar um filhote de labrador

Atualizado em 21 novembro, 2016

Labradores são cachorros sociáveis que precisam de afeto e companhia. Eles são enérgicos, gostam de nadar e de brincar de trazer uma bola que você atirou; então leve sempre seu animal para passear em parques ou lagos. Labradores não gostam de ser confinados ou isolados; quando entediados, estes cães tendem a comportamentos destrutivos. Ter um labrador requer comprometimento e cuidado constante.

Filhote de labrador preto (Labrador retriever puppy image by crazy.nataly from Fotolia.com)

A raça

Os labradores são originários da ilha Newfoundland, onde eles ajudavam os pescadores a puxar as redes e capturar peixes que escapavam. Eles foram usados nas duas guerras mundiais para detectar minas terrestres. Como os labradores são uma raça retriever, eles eles têm sido usados ​​para recuperar caças e aves aquáticas, em ações contra drogas da polícia e como cães-guia e animais de busca e salvamento. Eles são gentis, pacientes, inteligentes e animados, e sua natureza não agressiva os torna excelentes animais de estimação para as crianças.

O labrador precisa de companhia (Black Labrador puppy sitting between his standing owner's legs image by Eric Isselée from Fotolia.com)

Adaptando o filhote à casa nova

Deixe que o seu filhote explore a casa nova. Apresente-o aos membros da família, mas um por vez, para reduzir a ansiedade. Coloque-o em uma cama confortável, em uma área protegida do vento e da chuva, mas fora dos quartos da família. Coloque uma bolsa de água quente e um despertador que faça barulho ao mover os ponteiros, estes itens lembram o conforto materno, o que acalmará o filhote. Estabeleça uma rotina diária para o filhote, com horários para alimentação, troca da água, treinamento e brincadeiras.

Saúde

Alimente o seu cachorro labrador com uma dieta rica em boas proteínas, carboidratos e vitaminas formulados para a sua idade e peso. Consulte o seu veterinário para orientação. Alimentos gordurosos são de difícil digestão para o filhote, e a alimentação em excesso pode resultar em obesidade e em problemas de saúde, tais como diabetes, distúrbios do pelo e da pele, além de problemas digestivos. Labradores são propensos a problemas de quadril e joelho: o excesso de peso piora essas condições. Verifique a existência de claudicação ou inchaços em torno das articulações, e leve seu animal para exames de saúde regulares para detectar anormalidades.

Os labradores possuem uma pelagem dupla curta, que é trocada sazonalmente; eles requerem apenas escovação semanal leve. Banhe o cachorro apenas quando ele estiver cheirando mal, já que a lavagem frequente pode remover os óleos protetores naturais de sua pele. Ao invés de banhos regulares, escove a sujeira da pelagem assim que ela secar.

Labradores adoram brinquedos de morder (black labrador puppy chewing image by Scott Slattery from Fotolia.com)

Treinamento

Ao treinar um filhote de labrador, coloque-o na área externa assim que ele acordar, já que esta é a hora que eles costumam fazer suas necessidades. O filhote vai aprender com o tempo que a área externa é o banheiro. Quando ele se aliviar dentro de casa, diga "não" de forma firme, porém calma, e o leve para a área externa.

Labradores adoram nadar (Labrador beim Spiel image by Bea Busse from Fotolia.com)

Segurança

Labradores adoram nadar, mas não jogue o filhote na água. Ensine-o a nadar aos poucos. Não deixe o filhote perto de uma piscina sem supervisão, visto que, apesar da afinidade desta raça com a água, o filhote pode se afogar.

Proteja seu jardim com uma cerca para que o filhote não fuja, e remova cabos elétricos, produtos tóxicos e outros objetos perigosos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article