Dicas diárias para aprender inglês

Escrito por charles roe | Traduzido por aline abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas diárias para aprender inglês
Aprender inglês fica mais fácil com a prática diária (Christine Balderas/Photodisc/Getty Images)

Aprender um idioma é normalmente um processo difícil. Não significa apenas sentar à mesa, memorizar palavras e repeti-las como mágica em frases gramaticalmente corretas. Para se tornar realmente eficiente em uma língua, você deve ter bastante tempo, motivação e trabalhar pesado. Existem milhares de livros e sites disponíveis sobre as principais formas de aprender inglês, mas se você quiser ler, falar e escrever melhor, é preciso fazer um plano de aprendizado do idioma e segui-lo dia após dia.

Outras pessoas estão lendo

Dicionário

De acordo com o site betterenglish.org, "as palavras são os blocos de construção de qualquer idioma", e a melhor forma de aprendê-las é procurando e usando-as. Um bom dicionário bilíngue (de sua língua materna com o inglês) é seu melhor amigo. Você deve ter um pequeno, de bolso, para levar onde quer que vá e um maior e mais completo para deixar em casa, de modo a procurar palavras mais difíceis. Use-o em uma loja, ao assistir televisão, ao ler um livro e em qualquer outro momento em que você tiver certeza da importância da palavra, mas não conseguir lembrar de sua definição.

Caderno

Tenha sempre um caderno pequeno para anotações diárias. Escreva novas palavras para procurar no dicionário e frases para praticar sozinho. Isso irá ajudar a relembrar e colocar em prática suas informações de aprendizado do idioma. Você também deve ter um caderno grande em casa. Separe suas divisórias em gramática, vocabulário, frases e informações interessantes. Isso ajudará a guardar todo o material aprendido diariamente em um local de fácil acesso. O caderno também pode ser usado para elaboração de suas próprias perguntas como uma ferramenta reflexiva, para você consultar posteriormente e lembrar do quanto aprendeu.

Leia diariamente

Existem quatro principais habilidades de aprendizado: a auditiva, a escrita a falada e a leitura. Todas são importantes e devem ser trabalhadas com a maior frequência possível. Mas a leitura pode ser praticada diariamente. Use a internet. Existem milhares de site de inglês como segunda língua gratuitos, com práticas de interpretação de textos e outros arquivos de exercícios para serem baixados. Entre em sites de jornais e leia as manchetes. Eles escrevem em uma linguagem comum, acessível para leitores em geral. Compre um jornal e leia para praticar o vocabulário. Cronometre seu tempo para aumentar a velocidade de leitura. Peça a um amigo para escrever algumas perguntas tiradas de um artigo de revista ou jornal, as quais cubram a ideia principal, alguns fatos específicos e vocabulário. Corrija cada resposta e leia sempre que possível. Você rapidamente verá os resultados positivos.

Fale com frequência

Falar uma nova língua normalmente deixa as pessoas nervosas ou envergonhadas. É difícil conversar fluentemente com outra pessoa em um idioma não nativo. Mas para melhorar, você deve falar todos os dias. Para praticar, fale sozinho em frente ao espelho. Crie suas próprias conversas e repita-as várias vezes. Gravar sua voz ajuda a escutar erros gramaticais e de pronúncia. Baixe exemplos de conversas em MP3, ouça-os, leia as transcrições, grave e escute seu próprio discurso. Trabalhe com um amigo. Pratique a conversação com alguém em quem confie e não fique desconfortável. Isso ajudará a fazer com que você ganhe confiança para falar em público. Quando isso ocorrer, saia e tente praticar algumas frases simples. Conforme você for se sentindo cada vez mais seguro, arrisque situações mais difíceis com outras pessoas.

Motivação

Para melhorar em qualquer habilidade, é preciso praticar e trabalhar muito, não importa se está aprendendo a cozinhar, esquiar, dirigir ou a falar inglês. Crie objetivos diários, semanais e mensais; siga-os e premie-se ao atingi-los. Reflita sobre seu progresso. Isso ajudará a perceber o quanto você evoluiu e lhe trará mais confiança. Trabalhe com outras pessoas que também estejam aprendendo inglês para que um possa motivar, ajudar e apoiar o outro em momentos difíceis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível