Mais
×

Dicas essenciais para mulheres negras clarearem os cabelos

O cabelo afro é delicado e muitas mulheres têm receio de mudá-los de cor. Mas a moda dos loiros e acobreados para mulheres morenas e negras conquistou de verdade e muitas já estão desfilando seus visuais por aí. Beyoncé, Rihanna, Taís Araújo e Preta Gil são algumas famosas que já aderiram em algum momento à novidade. É preciso, no entanto, certos cuidados, principalmente as que fazem alisamento e relaxamento, químicas que fragilizam demais os fios. Na dúvida quanto às condições do seu cabelo, se é indicado ou não o clareamento, melhor procurar um profissional, antes de qualquer mudança.

Cabelos iluminados (TV Globo/Raphael Dias)

Análise do fio

Para clarear é preciso aplicar nas mechas uma mistura de um produto oxidante (com volumagem adequada) e pó descolorante. O resultado da cor irá variar de acordo com a volumagem do oxidante (se é 20, 30 ou 40) e o tempo de permanência do produto nos cabelos. É preciso analisar a qualidade do fio, para saber se suportará o processo químico. Se estiver muito danificado, seja por ressecamento ou por ter sofrido outras químicas anteriores, poderá desestruturar-se e romper-se, ao receber o descolorante.

Descoloração só em fios saudáveis (Pascal Le Segretain/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Recupere os fios

Dessa forma, se o cabelo estiver muito danificado, antes de pensar em clareá-los, é melhor recuperá-los primeiro. Faça tratamentos de reestruturação dos fios, à base de queratina e outros nutrientes. Químicas fortes, como relaxamento e alisamento, deixam os fios muito sensíveis e é preciso cuidado, ao tentar colocar outra química sobre eles. Cabeleireiros recomendam que antes de qualquer procedimento químico se faça um "teste de mechas". Trata-se de aplicar o descolorante em uma mecha mais escondida da nuca, aguardar alguns minutos e observar a reação do cabelo. Se o cabelo reagir bem, prossiga.

Tons claros iluminam o rosto (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Que cor usar

Procure ver a cartela de cores de colorações, para descobrir a que mais a agrada. Depois converse com um profissional e verifique se o loiro escolhido valorizará seu tom de pele, sem contrastar demais com ela. O dourado funciona bem, especialmente para morenas claras. Já as negras de pele acinzentada viram divas, com tons de loiro-acobreado. "O louro-mel é uma cor que fica chique e atende à maioria", explica Branca di Lorenzo, do Crystal Hair Leblon, no Rio de Janeiro.

Aposte nas mechas cor de mel (Dimitrios Kambouris/Getty Images Entertainment/Getty Images)

A aplicação

O ideal é fazer mechas transparentes, que por serem muito finas, misturam-se ao restante do cabelo, iluminando-o. Uma boa dica para não agredir demais os fios afros é descolori-los aos poucos e não toda a cabeça de uma vez. Intercale o procedimento com hidratações, para fortalecer os fios, para então retornar ao salão e se submeter à química de novo. "No cabelo afro é aconselhável usar um descolorante sem amônia ou com baixo teor dela, para que o fio que já é mais ressecado resista", explica o cabeleireiro Val Martins, do Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro. E quanto ao oxidante usado no preparo da mistura, deve ser o de 20 volumes, mais fraco na ação e portanto menos agressivo.

Acobreados e dourados (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article