Mais
×

Por que os cílios ficam brancos?

Atualizado em 19 julho, 2017

Os cílios podem ficar brancos por uma série de motivos, alguns naturais e outros ocasionados por doenças ou problemas genéticos. É importante garantir que a mudança da cor dos seus cílios é um motivo natural. Talvez você precise de um exame de pele e olhos, histórico médico da família, teste de audição ou outros exames.

Cílios brancos podem ser um motivo para ir ao médico (auge image by Franz Metelec from Fotolia.com)

O cabelo e a sua cor

A coloração do cabelo é obtida através do pigmento melanina, que é produzido nos folículos capilares. O cabelo fica branco quando a melanina não é mais produzida. Segundo o site Disabled World, quando essas células param de produzir esse pigmento, o resultado é um “cabelo transparente”. Ele aparenta ser branco ou cinza em comparação aos fios mais escuros.

Teorias

O site Wrong Diagnosis indica que o vitiligo pode ser um dos motivos para os cílios ficarem brancos. Essa é uma doença relacionada à pigmentação, em que manchas brancas aparecem por toda a pele e os pelos encontrados nessas manchas podem ficar brancos. O site All About Vision reporta que a blefarite, uma infecção comum da sobrancelha que infesta os cílios pode, em casos extremos, causar também a perda de pigmentação e mudança de cor nos cílios.

Envelhecimento

O envelhecimento é o principal motivo para a mudança de cor nos cílios para branco ou cinza. Essa mudança é um dos claros sinais do envelhecimento, de acordo com o site MedlinePlus. Essa mudança de cor pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum entre pessoas com mais de 40 anos. O cabelo se torna aos poucos mais claro, até que um dia estará completamente branco. Todos os pelos estão sujeitos a uma mudança de cor para branco e/ou cinza. Porém, são raros os casos em que os cílios ficam completamente brancos.

Considerações

Como os cílios podem ficar brancos por motivos médicos, a melhor coisa a se fazer quando estiver nessa situação é ir ao médico para fazer uma avaliação antes de considerar possíveis soluções ou remédios.

Possíveis soluções

O site Eye Make Up Tips afirma que os cílios podem ser tingidos. Uma mudança permanente pode ser feita em um salão de beleza ou você mesmo pode comprar os produtos e fazer isso em casa. Existem tintas semi-permanentes, ou então, um material que dure até o seu rosto seja lavado. Há também outros produtos, como tintura vegetal para cílios ou rímel comum. Se o rímel não é uma opção, os olhos podem ser destacados utilizando um delineador mais escuro e os cílios podem aumentar através do uso de um modelador.

Alerta

De acordo com o site Beyond Jane, até mesmo quando esse procedimento é realizado por profissionais, tingir os cílios pode oferecer graves riscos à saúde e deve geralmente ser evitado.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article