Dicas para "ombro congelado"

Escrito por suann schuster | Traduzido por gabrielle nobrega oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para "ombro congelado"
A fisioterapia é um tratamento essencial para a cura da capsulite adesiva (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

"Ombro congelado", também conhecido como capsulite adesiva, é um problema crônico e doloroso que restringe a amplitude dos movimentos na articulação e na parte superior do braço. Os efeitos são o inchaço, a irritação dos tendões rígidos e ligamentos comprimidos ao redor da articulação. Através de treinos de musculação e técnicas de alongamento dos músculos no manguito rotador, deltoide e bíceps, os sintomas do "ombro congelado" podem ser reduzidos. O uso de medicamentos anti-inflamatórios diminuem a dor causada por essa condição, que é resultante de trauma, diabetes ou acidente vascular cerebral, sendo mais comum em mulheres.

Outras pessoas estão lendo

Estender e rodar

O ombro lesionado pode engrossar e doer por conta de ações repetitivas, alguns distúrbios metabólicos e imobilização. O tendão do bíceps, os ligamentos e os músculos do manguito rotador que circundam a articulação proporcionam força e estabilidade. Quando esses músculos enfraquecem, os tendões e ligamentos ficam irritados e inflamados por conta do excesso de alongamento, sendo obrigados a suportar o peso. Alongue os músculos ao redor da articulação no primeiro sinal de dor. Abra o peito fazendo movimentos circulares nas juntas e nas costas em direção ao ombro. Se esse exercício for doloroso ou difícil, coloque uma toalha em ambas as extremidades e levante-a sobre sua cabeça, puxando-a para um lado. Gire o braço em um movimento circular para gerar maior rigidez muscular na cápsula articular.

Dicas para "ombro congelado"
O ombro inclui a clavícula, a escápula, o soquete do ombro e do úmero (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Seja paciente

Aliviar a dor e rigidez na articulação do ombro e aumentar a amplitude de movimento pode levar tempo. Os pacientes devem manter a articulação em movimento. A falta de uso aumenta a rigidez, mas o uso durante a recuperação pode criar dor e trauma adicional. Por essa razão, a cura exige paciência. Articulações comprimidas, doloridas e rígidas precisam de flexibilidade. Fisioterapia extensiva pode aliviar a dor, mas não pode reduzir a rigidez muscular ou aumentar a mobilidade das articulações. Para reduzir o inchaço muscular dos tecidos, os pacientes podem também requerer ajuda médica adicional e medicamentos anti-inflamatórios. Terapia de aquecimento e de gelo aliviam o desconforto e a dor nas articulações. A recuperação pode demorar de 6 a 26 meses, de acordo com a "University of Connecticut Health Center" e o "New England Musculoskeletal Institute".

Cura alternativa

Alternativas de cura natural incluem banhos de sais de Epsom e uso de ervas medicinais, como o extrato de arnica e alecrim, para reduzir a dor e a rigidez muscular. A terapia da massagem e acupuntura são ferramentas adicionais para a cura alternativa. Elas podem reduzir a dor muscular e as aderências do tendão sem medicamentos anti-inflamatórios. Como a articulação do ombro e do braço se movem mais livremente, o paciente pode começar o treinamento de peso para o braço e ombro, para aumentar a força muscular. O treinamento com pesos alivia a pressão das juntas e desenvolve as costas e os músculos do braço para o apoio das juntas. O treinamento com pesos e exercícios de alongamento podem aumentar a amplitude de movimentos, a flexibilidade e a estabilidade na articulação, observa o Cedars-Sinai Medical Center. Em algumas circunstâncias técnicas de curas alternativas, entretanto, podem aumentar o tempo de recuperação da lesão.

Dicas para "ombro congelado"
A massagem terapêutica pode afrouxar o tecido muscular preso e aumentar a amplitude de movimento (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Esteroides

Para reduzir a dor e rigidez, bem como para aumentar a amplitude de movimento na articulação, os médicos prescrevem medicamentos anti-inflamatórios com esteroides. Estudos sobre o diagnóstico e tratamento da capsulite adesiva, da "Review Medicina Musculoskeletal" (Robert C. Manske, et al., Dezembro de 2008), descrevem o benefício do uso a curto prazo de injeções de esteroides para a redução da inflamação de lesões no "ombro congelado". Usadas com moderação, as injeções de esteroides são geralmente administradas nas primeiras semanas de tratamento para aliviar o desconforto do paciente durante a fisioterapia.

Dicas para "ombro congelado"
O alongamento suave pode liberar o tecido da cicatriz do ombro (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível