Dicas para a pintura de tetos interiores

Escrito por stevie donald | Traduzido por monica da costa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para a pintura de tetos interiores
Use a sua criatividade e seu bom senso na hora de escolher a cor da tinta de seu teto (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Poucas pessoas gostam de pintar tetos. Se não estiver acostumado a fazê-lo, você acordará na manhã seguinte com dores no pescoço e em músculos dos ombros que nunca pensou que existissem. Aderir a algumas dicas pode fazer com que a pintura do seu teto fique mais fácil, começando com a escolha da tinta e das ferramentas adequadas. E quem disse que o teto precisa ser branco?

Outras pessoas estão lendo

A preparação é a chave de tudo

Prepare o teto e o cômodo. Não importa se você pintará apenas o teto ou o cômodo inteiro, remova tudo o que for possível -- móveis, tapeçarias e revestimentos de janela. Cubra com plástico tudo que você não puder remover. Um rolo de plástico de pintor cobre muito mais do que pequenos panos de plástico quadrados. Se for deixar quaisquer cortinas ou persianas no lugar, cubra-as com plástico e prenda o plástico com fita adesiva.

Aspire ou varra teias de aranha do teto, fazendo todos os reparos necessários e preparando a superfície. Se possível, retire a cobertura da luminária de teto e cole com um pedaço de plástico com uma fita na luminária em si.

Use as melhores ferramentas e materiais

Use pincéis e rolos de qualidade. Um rolo de lã de carneiro transportará o dobro da tinta e escorrerá menos do que um rolo mais barato. Uma haste de extensão resistente é obrigatória para pintura de tetos e poupará os músculos do seu pescoço.

A menos que você esteja usando uma tinta colorida ou uma tinta especial, compre tintas formuladas para tetos. Geralmente, elas são projetadas para cobrirem com uma ou duas demãos e para secarem com um acabamento sem brilho a fim de minimizar o aparecimento de imperfeições superficiais. Alguns fabricantes já vendem tintas que são de uma cor na lata -- como o rosa -- mas ficam brancas quando secas, assim você poderá ver se perdeu algum ponto enquanto estiver pintando.

Dicas para a pintura de tetos

Faça o seu "corte" com o pincel primeiro, pintando ao longo da borda do teto e ao redor das luminárias. Faça-o com cerca de 8 cm a 10 cm de largura. Se fizer o corte depois de passar o rolo, correrá o risco de ter marcas de pincel visíveis no acabamento.

Passe o rolo no teto em um padrão de grade, a partir de um canto da sala. Evite pontos perdidos e finos, molhando o rolo com freqüência, em vez de tentar espremer cada resto de tinta antes de mergulhar novamente. Em um teto plano ou levemente texturizado, o rolo molhado abrangerá cerca de 0,4 m². Ao fazer duas demãos, role a primeira camada em uma direção (por exemplo, trabalhando de norte a sul), deixe-a secar por cerca de quatro horas, e role a segunda demão no sentido oposto.

Preste atenção a pingos na parede enquanto trabalha e limpe-os enquanto eles ainda estiverem molhadas. Gotas secas da tinta do teto em suas paredes são feias e difíceis de remover.

Embora branco ou "off-white" seja uma cor de tinta comum para teto, considere um toque mais impactante com uma cor mais profunda ou até mesmo uma tinta especial, como uma tinta metálica ou com acabamento de areia. Consulte a seção "Recursos" para obter ideias de como mudar a cor de seus tetos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível