Dicas para um Shimano Dura-Ace Di2

Escrito por trey johnson | Traduzido por bruno belli sinder
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Dicas para um Shimano Dura-Ace Di2
O Di2 é um grupo de alta performance (Comstock/Comstock/Getty Images)

Quando você estiver pedalando pelo pelotão na reta final, a última coisa que você quer pensar é se o seu câmbio vai mudar corretamente. A Shimano tentou acabar com esse medo com o grupo de componentes Dura-Ace Di2. O Di2 é o primeiro grupo com componentes totalmente controlados eletronicamente, trocando marchas suavemente no apertar de um botão.

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Instalação

A instalação pode ser feita por um proprietário de bicicleta com alguma habilidade e conhecimentos de mecânica. Ao instalar o Shimano Dura-Ace Di2 você precisa ser cuidadoso com vários componentes. É importante lembrar que os passadores agem automaticamente quando o câmbio é ativado e podem causar sérios danos se você não estiver alerta. Para evitar acidentes, você deve remover as baterias do sistema quando estiver instalando seu Di2. A Shimano recomenda que os fios sejam passados por dentro do quadro da bicicleta.

Se você tiver dificuldade em inserir a fiação no quadro, ou pensa que o quadro terá de ser modificado, leve a bicicleta a um revendedor autorizado para que ele instale a fiação. Modificar o quadro de bicicleta é grave, e não fazê-lo corretamente pode enfraquecer o quadro. Não toque nos conectores, molhe ou dobre-os. Fazer isso pode prejudicar o funcionamento do sistema.

Passando as marchas

Passar marchas com o Di2 deve ser fácil e preciso, mas leva algum tempo para se acostumar. Ciclistas reportam que o sistema requer um esforço muito menos e o sistema de empurrar tanto para subir quanto para baixar pode ser confuso. Se você estiver acostumado a mudar mais de uma marcha por vez com seu cambio atual, saiba que com o Di2 isso não é possível.

Limpeza

O Di2 é feito para ser praticamente à prova d'água, mas ainda exige cuidado na hora da limpeza de sua bicicleta. Evite jogar água com mangueiras de alta pressão ou usar desengordurantes. Ambos podem causar fechos e ganchos a falharem e água a entrar no sistema. A Shimano recomenda limpar com um detergente neutro e pano fofo. Se você precisar retirar ou desmontar o sistema, use a ferramenta incluída para partir as conexões.

Problemas

Se o seu sistema não estiver funcionando corretamente, primeiro cheque as baterias, que podem estar fracas, e todos as outras conexões elétricas. A Shimano desenvolveu o Di2 para dar muitas indicações de pouca carga. A primeira são LEDs piscantes em cores alternadas que indicam o nível de carga. Verde piscante indica uma carga de 50%, vermelho piscante uma de 25% e vermelho constante uma carga vazia. Quando a bateria estiver quase vazia, o câmbio irá desligar o passador dianteiro para conservar energia. Quando acabar por completo, tanto o dianteiro quanto o traseiro irão parar de funcionar.

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