Dicas úteis relativas a gatos

Escrito por anne cagle | Traduzido por gustavo curiel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas úteis relativas a gatos
Dicas de cuidados para gato ajudarão o seu gato a ser mais saudável e feliz (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Ter um gato como bicho de estimação é uma alegria para a sua casa, mas ser dono de um é também requer responsabilidade. Dicas de cuidados para seu gato são úteis para fazer sua vida como dono mais fácil e recompensadora emocionalmente. Cuidados práticos com o gato irão beneficiar seu animalzinho para assegurar uma vida mais longa e saudável.

Outras pessoas estão lendo

Riscos por fumar

Pare de fumar. Fumar é um hábito perigoso para humanos e para seus animas domésticos. Gatos são suscetíveis a doenças através da inalação passiva da fumaça do cigarro por causa de sua baixa massa corporal e seus hábitos de se lamberem para higienizar seu pelo. As partículas inaladas no fumo passivo que afetam tanto o gato quanto os humanos consiste em venenos químicos como DDT (um pesticida banido), arsênico e formaldeído. As toxinas do fumo passivo causam doenças respiratórias nos gatos e um tipo de câncer denominado linfoma felino. As partículas geradas pelo fumo ficam impregnadas na mobília, carpetes, roupas e pelo animal, apresentam riscos, pois os gatos ingerem as toxinas enquanto se higienizam. Comer o tabaco de bitucas de cigarros abandonadas também é um risco.

Cortar as unhas

Não corte as unhas de seu gato. Remover as unhas de um gato faz o animal se sentir indefeso e com medo. Cortar as unhas de um gato criará problemas comportamentais como esguichar urina e defecar fora da caixinha de areia ou morder. Ensine seu gato como usar um poste de arranhar pegando as patas dele e passando-as gentilmente no poste. Adicione elogios e guloseimas como recompensa à lição. Corte as unhas do seu gato ou leve-o para um salão de higiene para que façam um serviço de manicure em suas patas. A capa das unhas são uma opção para nao ter que corta-las. Esprema uma fruta cítrica na área onde você não quer arranhões ou coloque ou coloque fita dupla face na mobília.

Caixa de areia

Mantenha a caixa de areia de seu gato limpa. Eles consideram caixas de areia sujas uma ofensa e defecarão ou urinarão fora da caixa se ela contiver sujeira antiga. Certifique-se de usar sabão neutro e água para limpar a caixa de areia. Os produtos químicos como alvejante, pedras perfumadas e aromas cítricos ofendem os gatos.

Brinque

Brinque com o seu gato. Os gatos ficam entediados, temperamentais e preguiçosos se ninguém brincar com eles. Existem jogos simples que você pode fazer com seu felino que ajudará a entretê-lo. Amassar papel ou usar uma pequena bola de borracha para bater e rebater, fará com que seu bichinho aumente sua coordenação nas patas e olhos. Uma corda grossa enrolada no chão pode garantir o exercício cardiovascular necessário para o animal. Um brinquedo que faz bastante sucesso pode ser facilmente confeccionado em sua própria casa, tudo o que você precisa é de um pedaço de fio dental medindo entorno de 30 cm e papel alumínio suficiente para fazer uma bolinha. Para confeccionar o brinquedo coloque uma ponta do fio dental no centro do papel alumínio que será utilizado e amasse o papel até fazer uma bolinha bem compacta. Então já está pronto para brincar. Faça o gato correr atrás dela e de vez em quando deixe-o pegar a bolinha para que ele se sinta satisfeito.

Comida de gente

Não alimente seu gato com muita comida de seres humanos. É tentador dar guloseimas de humanos para o seu animalzinho, mas muitas delas não são saudáveis para o seu amigo felino. Nunca permita que seu gato coma chocolate ou beba bebidas cafeinadas. Também tenha cuidado com a comida de humanos que você coloca no pires de seu gato. Por exemplo, a clara e gema ovo cru são perigosas para os gatos, pois na clara contém avidina, um composto químico que destrói a vitamina B. Ovos crus podem abrigar a bactéria da salmonela. Entretanto, a gema de ovos cozidos dada com moderação pode ajudar seu gato por causa da biotina ou vitamina B que contribuem para a saúde da pele e pelagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível