Mais
×

Dieta para curruíras

Atualizado em 19 julho, 2017

Curruíras são aves pequenas, mas muito ocupadas, que trabalham duro cuidando de sua família com grande diligência. Elas são tão carinhosas e protetoras que chegam a alimentar os filhotes de outras espécies, se necessário. Sempre colocando seus filhotes em primeiro lugar, a mãe e o pai curruíra, com cuidado, alimentam todos os filhotes, antes de saírem para comer e relaxar sozinhos. Uma vez descansados, voltam a se ocupar com sua ninhada e fazem tudo novamente.

Curruíras (little wren image by Digital Photique from Fotolia.com)

Dieta principal

O árduo trabalho da curruíra não serve apenas para sua família, mas para os seres humanos também. Uma vez que sua dieta consiste em insetos e besouros, você nunca precisará se preocupar com a curruíra, no sentido de destruir seu jardim ou suas flores. Sempre que uma curruíra come folhagem ou vegetação, é em pouquíssima quantidade, e apenas para tentar escavar com a intenção de localizar um besouro suculento. Curruíras gostam de comer todos os tipos de insetos e besouros, tais como cigarras, grilos, gafanhotos, traças, lagartas e formigas, dentre outros.

Curruíras se alimentam de insetos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Alimentação adicional

As curruíras ajudam os jardineiros, uma vez que comem uma variedade de outros besouros também. Apesar de não ser o seu principal alimento, elas também comem pragas voadoras, como as vespas, moscas e abelhas, além de aranhas, lesmas, pulgões, carrapatos e centopeias. A curruíra é verdadeiramente um controle natural de pragas que qualquer jardineiro adoraria ter de plantão. Quando o inverno se aproxima, as corruíras adoram tirar uma folga dos insetos, e comem sementes, frutos e castanhas. Embora a maior parte de sua dieta seja a base da proteína que vem dos insetos, cerca de 10% de tudo o que ela come vem das nozes e grãos.

Elas também se alimentam de sementes, frutos e castanhas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Alimentando curruíras

Se for dada uma escolha, a curruíra prefere se alimentar de besouros e insetos. Muitas curruíras podem hesitar em se aproximar de um tratador, mas a Curruíra da Carolina ficou conhecida por ser atraída por bolo de sebo (um bloco quadrado feito da gordura dos rins de vaca), manteiga de amendoim e alpiste. Existem muitas receitas diferentes de bolo de sebo e podem ser feitas em casa, ou compradas em uma loja especializada em pássaros. Guloseimas rápidas e fáceis que você já pode talvez ter em sua casa para atrair as curruíras são as nozes, as sementes pretas de girassol, e as bananas.

Elas podem ser atraídas pra perto, por nozes, sementes de girassol e bananas (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Alimentadores para curruíras

Uma vez que as curruíras geralmente não migram, você pode apreciá-las durante todo o ano. Alimentá-las com o que elas gostam é uma maneira de conhecê-las, e ter este pequeno prazer. Quando for pendurar o seu bolo de sebo você tem a opção de comprar um suporte ou fazer um de sua preferência. Os suportes comprados em lojas são feitos de malha de arame e vêm em uma variedade de formas e tamanhos. Você pode fazer o seu próprio, suspendendo o bolo de sebo em um saco de malha ou rolando uma pinha na mistura de sebo e cobrindo em alpiste. Independentemente do método que você escolher, será uma atração popular.

Você pode atrair as curruíras pendurando bolos de sebo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Desfrute em assistir

A curruíra tem cerca de 12 cm de comprimento com uma cauda curta e um corpo gordinho. O macho prepara vários ninhos, antes de levar sua companheira para escolher um. Uma vez que a fêmea escolhe sua casa, ela vai começar a adicionar seus toques finais com materiais macios, onde mais tarde irá colocar seus ovos. O macho vai estabelecer vários poleiros fora do abrigo e fazer a sua presença ser notada por cantar de cada um deles. Dado o fato de que essas aves ocupadas toleram os seres humanos muito bem, proporcionar locais com a comida que elas amam trará certamente muita diversão para sua casa.

Curruíras toleram bem os seres humanos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

[Não há texto]

[Não há texto]

[Não há texto] (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

[Não há texto]

[Não há texto]

[Não há texto] (NA/AbleStock.com/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article