A dieta do ouriço pigmeu

Escrito por kathryn hatashita-lee | Traduzido por raquel l. pontes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A dieta do ouriço pigmeu
Ouriço pigmeu (hedgehog image by Edsweb from Fotolia.com)

O ouriço pigmeu africano pode comer vegetais e carne, mas é primariamente insetívoro. Na natureza, essa pequena criatura de quatro pernas alimenta-se de insetos, lesmas, vermes e pequenos animais. Os níveis de atividade podem diferir entre ouriços na natureza e em cativeiro e podem afetar a dieta apropriada. Como um animal doméstico em cativeiro, o ouriço pigmeu pode alimentar-se de uma dieta básica de proteína com baixa gordura.

Outras pessoas estão lendo

Dieta de alta proteína

Um ouriço pigmeu em cativeiro pode alimentar-se de comida de gato de alta qualidade, que é mais facilmente disponível e econômica do que a comida embalada para ouriços. Algumas comidas de ouriço oferecem valor nutricional mais baixo que a comida de gato. A comida seca de gato com bastante proteína pode ajudar a minimizar os problemas dentários, porque a comida sólida permite que o ouriço exercite os dentes.

A comida de gato pode resultar em depósitos de gordura e toxicidade no fígado. As consequências podem incluir expectativa de vida menor e problemas de saúde como obesidade.

Sirva a comida em temperatura ambiente ou um pouco mais quente. Comidas frias ou congeladas podem levar a problemas de estômago ou intestinais que causam diarreia.

A dieta do ouriço pigmeu
Comida para gato seca (food for cat - macro image by KtD from Fotolia.com)

Suplemenos

Embora a comida seca forneça o mais importante, um ouriço pigmeu deve comer uma variedade de alimentos para complementar sua dieta. Os benefícios dos complementos incluem aumento em níveis de atividade, consumo de alimentos e sociabilidade. Petiscos podem compensar uma dieta monótona. Estes petiscos, que não devem ser dados mais do que três ou quatro vezes na semana, incluem comida enlatada com carne, frango cozido, peru, carneiro, insetos, frutas e vegetais. Ofereça esses complementos por um máximo de 15 minutos, e então remova-os.

Porções

Cozinhe frango, peru ou carneiro e corte em pedaços pequenos. Sirva 30 g de carne por dia. Ovos cozidos ou mexidos cortados em pequenos pedaços também adicionam variedade. Uma dieta insetívora pode consistir em uma colher de chá de insetos de alta qualidade, tais como quatro pequenos bichos-da-farinha ou um grande, servido vivo, cozido ou morto. De vez em quando, inclua outros tipos de vermes, larvas, formigas e baratas. Minhocas liofilizadas também são aceitáveis e convenientes. Uma fonte natural de fibra provém da carapaça de grilos. Grilos e bichos-da-farinha possuem grande quantidade de gordura. Monitore de perto a quantidade de insetos dada a um ouriço em cativeiro para evitar obesidade e outros problemas de saúde.

Vegetais como complemento incluem cenouras cozidas, feijões verdes, ervilhas, edamame, batatas amassadas, batata doce, brócolis e tomate. Porções de fruta podem consistir em maçãs, molho de maçã, banana, bagas e melão. Um ouriço pigmeu pode achar esses petiscos saborosos ou não.

A dieta do ouriço pigmeu
Pequenos pedaços de banana como petiscos (banana image by Edvin selimovic from Fotolia.com)

Introduzindo novos alimentos

Introduza novos alimentos gradualmente, um por vez, para o ouriço. Combinar um tipo de alimento com porções pequenas de carne ou vegetais cozidos pode oferecer uma variedade de nutrientes. Se o ouriço pigmeu não gostar de comer um novo alimento sozinho, ele pode aceitá-lo em uma mistura. Experimente com um novo alimento por alguns dias antes de adicionar uma segunda novidade.

Precauções

Pelo fato dos ouriços pigmeus não poderem processar a lactose encontrada no leite, não dê a ele leite ou chocolate. Riscos de engasgar podem ocorrer com nozes, frutas secas e sementes. Uvas e uvas-passas podem causar falência renal. Nunca sirva comidas com muito açúcar, gordura, pimenta ou sal. Evite comidas cruas ou carnes com ossos.

Insetos recolhidos da rua podem causar sérios problemas se dados aos ouriços pigmeus: infecções bacterianas, parasitas, viroses. Os insetos podem estar expostos a materiais perigosos como fertilizantes, pesticidas e fluidos de veículos. Certos insetos, como o vaga-lume, são tóxicos. Sirva insetos comprados em um bom petshop ou outra fonte que crie insetos saudáveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível