×
Loading ...

Diferenças entre macacos do Velho Mundo e do Novo Mundo

Os macacos do Velho Mundo (Catarrhini) existem nas regiões tropicais e subtropicais da Ásia e da África, embora o macaco do gênero Macaca viva no Japão. O habitat dos macacos do Novo Mundo (Platyrrhini) é nas áreas tropicais e subtropicais da América do Sul e Central. Os macacos do Velho e do Novo Mundo são de dois ramos evolutivos distintos e, embora sua aparência seja muito semelhante, após observá-los melhor é possível ver que eles têm muitas diferenças. Os macacos do Velho Mundo são divididos em duas famílias diferentes - Callitricidae, que inclui saguis e micos, e Cebidae, que inclui macacos-aranha e bugios. Os macacos do Novo Mundo também estão divididos em dois grupos - Cercopithecinae, que inclui babuínos e macacos, e Colobinae, que inclui o macaco-narigudo e colobus.

Macacos do Velho Mundo possuem as características nasais humanas, tendo suas narinas próximas e viradas para baixo (spider monkey image by Grigory Kubatyan from Fotolia.com)

Características nasais

Macacos do Novo Mundo possuem o nariz achatado (platyrrhini), com narinas abrindo para os lados e bem abertas. Os macacos do Velho Mundo têm o nariz (catarrhini) caído, com as narinas mais próximas e abertas para baixo, uma característica também dos seres humanos.

Loading...

Dentes

Os macacos do Velho Mundo têm dois pré-molares, feitos especificamente para afiar os caninos superiores. Os caninos do Catarrhini são grandes e afiados, com um diastema (espaço entre os caninos e incisivos). Os macacos do Novo Mundo possuem três pré-molares, sendo que o último molar muitas vezes é muito pequeno ou nem existe.

Caudas

O grupo Cebidae do Novo Mundo são os únicos macacos que têm uma cauda preênsil (cauda adaptada para agarrar e segurar). Os macacos do Velho Mundo não possuem cauda preênsil, mas têm calosidades isquiáticas ao redor da cauda e na parte inferior, que são densamente calejadas e feitas para sustentar o macaco sentado para se alimentar, dormir e descansar.

Dedos

Os macacos do Velho Mundo têm polegares inclinados e opositores, semelhantes aos dos seres humanos, exceto o Colobine africano, que possui polegares menores ou ausentes. Os macacos do Novo Mundo têm polegares que se alinham ao resto dos dedos, e usam o polegar e o próximo dedo como se fosse uma tesoura. Algumas espécies de macacos do Novo Mundo têm unha no dedão do pé, enquanto os macacos do Velho Mundo têm unhas em todos os dedos.

Habitat e alimentação

Os macacos do Velho Mundo podem viver em mais habitats do que as espécies do Novo Mundo, que são, em sua maioria, tropicais ou subtropicais e arbóreos. Os macacos do Velho Mundo são mais terrestres e capazes de passar longos períodos no solo, e espécies diferentes vivem em vários terrenos e climas, incluindo florestas tropicais, montanhas e margens de savana. Os macacos do Novo Mundo têm uma dieta que consiste principalmente de insetos pequenos e frutas. Eles dependem menos de folhas do que os macacos do Velho Mundo, que são principalmente folívoros (que se alimentam de folhas). Espécies diferentes de macacos do Velho Mundo comem frutas, insetos, cereais e grãos, bem como folhas, dependendo da espécie e do habitat em que vivem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...