Mais
×

Dietas para miopatia mitocondrial

Atualizado em 13 junho, 2017

As miopatias mitocondriais são doenças genéticas raras causadas por um defeito no gene ou célula mitocondrial. Essa organela fornece energia para as células do organismo; uma interrupção no seu desenvolvimento ou função leva a uma miopatia. Embora o aparecimento e a gravidade dos sintomas variem, essa condição geralmente envolve fraqueza muscular, disfunção do sistema nervoso, anomalias cardíacas, fadiga e dores musculares. Embora não exista uma terapia nutricional comum para a miopatia mitocondrial, os médicos descobriram que algumas vitaminas e terapias antioxidantes, bem como suplementos, podem beneficiar os pacientes. Uma dieta equilibrada e uma hidratação adequada é essencial.

Antes de iniciar qualquer tratamento, consulte um médico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Vitaminas e antioxidantes

As pessoas que sofrem de uma miopatia mitocondrial muitas vezes apresentam baixa resistência muscular, baixo consumo de energia e fadiga. Além dos danos a essas organelas (pequenas fontes de energia para o corpo), esses pacientes frequentemente apresentam danos à estrutura do DNA e um elevado número de radicais livres, que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas e alguns tipos de câncer. Certas combinações de vitaminas e antioxidantes podem ajudar a combater a fadiga, o baixo consumo de energia e a propagação dos radicais livres. Converse com um médico para descobrir a formulação mais adequada para o seu caso. As vitaminas e os antioxidantes mais utilizados incluem ácidos lipóidicos, vitamina C, vitamina E, vitamina K, riboflavina, idebenona, carnitina e coenzima Q.

Suplementos

Embora o papel da creatina não tenha sido avaliado pela FDA (órgão semelhante à Anvisa nos EUA), os médicos relatam sucesso a sua capacidade de aumentar os níveis de energia muscular das pessoas com miopatia mitocondrial. Após a ingestão, a creatina se transforma em um composto produtor de energia no organismo. Converse com seu médico para determinar se você deve incorporar a creatina em seu tratamento.

Dieta saudável

Beba água regularmente ao longo do dia para ter certeza de que as células e os músculos do corpo estão devidamente hidratados. Os pacientes acometidos por essa condição devem ter uma dieta equilibrada, que incorpora grãos integrais, frutas e legumes. Esses grãos (carboidratos complexos) ajudarão a fornecer energia para os músculos e para as células, enquanto que as frutas e os vegetais contêm antioxidantes. Evite alimentos processados ​​e com alto teor de açúcar, uma vez que podem causar alterações importantes na glicemia e nos níveis de energia.

Orientação

As miopatias mitocondriais são doenças graves que requerem atenção médica. Os pacientes acometidos por essa condição não devem tentar alterar a sua dieta ou os suplementos por conta própria. Os sintomas e a resposta ao tratamento variam entre os pacientes, por isso quaisquer alterações nutricionais devem ser feitas e monitoradas por um médico.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article