×
Loading ...

Qual é a diferença entre acabamento de tinta perolizado e acetinado?

Atualizado em 17 abril, 2017

Ao escolher tintas para pinturas internas ou externas, decidir um esquema de cores não é a única escolha que você terá de fazer. É necessário navegar pela variedade de acabamentos ou brilhos de tinta para garantir que você alcance o visual e a durabilidade de que precisa. O acabamento adequado, combinado com uma cor apropriada, ajudará qualquer consumidor a se sentir mais satisfeito com o produto final.

Ao escolher tintas, a cor não é a única variável a ser considerada. Escolha o seu acabamento com sabedoria (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Acabamentos de tinta

Os acabamentos de tinta descrevem a luminosidade de determinada tinta. A luminosidade de uma tinta é baseada na quantidade de sílica cristalina que é misturada a uma tinta específica. Quanto mais sílica contiver uma tinta, mais luminosidade terá e mais durável será. As luminosidades costumam ser descritas pelos termos mate, casca de ovo, perolizado, acetinado, semibrilho e brilho.

Loading...

Definindo os acabamentos

A mesma cor com acabamentos diferentes parecerá diferente de forma sutil e reagirá de forma diferente ao desgaste normal. Embora os termos usados para descrever os acabamentos costumem ser os mesmos nos rótulos de todas as tintas, não existe uma verdadeira padronização entre as empresas. De acordo com a página "Acabamentos de tinta" do site Better Painters, os acabamentos foscos possuem de 0% a 5% de brilho; os mates ou aveludados possuem de 5% a 10% de brilho; os de casca de ovo possuem de 10% a 25% de brilho; os perolizados ou acetinados possuem de 25% a 35% de brilho; as tintas semibrilho possuem de 35% a 70% de brilho; e as tintas brilhosas ou lustrosas possuem de 70% a 85% de brilho.

Usos

Ao determinar quais tintas usar, o local, a função e a quantidade de proteção na área são todos fatores a serem considerados. As tintas foscas escondem mais imperfeições do que as brilhosas e, por isso, costumam ser recomendadas pelas empresas de pintura para espaços internos; porém, as tintas foscas não podem ser limpas e devem ser repintadas após receber qualquer tipo de mancha. São também o tipo menos durável de acabamento de tinta. As tintas semibrilho e brilhosas são as mais duráveis e usadas com mais frequência em lugares externos, mas tendem a revelar todas as imperfeições e, por isso, raramente são utilizadas em espaços internos.

Tintas acetinadas e perolizadas

As diferenças entre os acabamentos acetinado e perolizado podem ser quase imperceptíveis, pois as porcentagens de luminosidade nas tintas podem se sobrepor entre as empresas. No entanto, a luminosidade de uma tinta perolizada no geral costuma ficar entre acabamentos casca de ovo, que possui uma pitada de brilho, e acabamentos acetinados, que são mais brilhosos. Tanto as tintas acetinadas quanto as perolizadas possuem um bom equilíbrio entre as qualidades de cobrir imperfeições de um acabamento fosco e a durabilidade dos acabamentos mais brilhosos. As tintas acetinadas e perolizadas tendem a ser usadas em guarnições e armários, mas também são adequadas para paredes em qualquer área de muito movimento: banheiros, salas infantis, cozinhas e corredores, entre outros. Usar um acabamento perolizado nas paredes e um acetinado na guarnição fornece uma leve diferença de luminosidade que aumentará o contraste entre as cores da parede e da guarnição ao mesmo tempo em que fornece durabilidade em ambos os lugares.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...