A diferença entre animação 3-D e Rotoscopia

Escrito por shari smothers | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A diferença entre animação 3-D e Rotoscopia
A ação real pode misturar-se com objetos gráficos para um efeito dramático (Creatas/Creatas/Getty Images)

A animação é o processo de criar imagens ilustradas e colocá-las em movimento. A animação tridimensional e a rotoscopia são duas maneiras de fazer isso. A primeira usa em sua totalidade imagens e movimentos virtuais. A rotoscopia é o processo de sobrepor ilustrações em sequências ao vivo. O ilustrador traça as imagens selecionadas quadro a quadro, resultando em uma nova sequência. Esta técnica usa tanto objetos reais como movimentos reais. As técnicas podem se sobrepor em filmes que usam os dois processos.

Outras pessoas estão lendo

Animação 3D

Os animadores desenham imagens e colocam redes para criar a ilusão de três dimensões no espaço usando um software especial. Os objetos são então desvinculados das redes para que possam ser coloridos e, depois, recolocados no lugar. O movimento é criado com aplicativos especiais que automaticamente geram dados que estimulam o movimento do objeto. Isso pode ser feito usando um processo chamado "stop-motion", como em projetos de animação em argila, como os jogos "Wallace e Gromit".

Rotoscopia

No processo de rotoscopia, o animador cria seu filme usando sequências de ações reais. Ele cria uma camada sobre essa sequência na qual ele traça os objetos que deseja usar, um quadro de cada vez. O animador ilustra todo o filme que, após concluído, terá a aparência de movimento, já que foi traçado sobre imagens de ação real. Esse novo filme poderá ser usado sozinho ou incluso em filmes de outro tipo.

O visual real

O visual autêntico da animação é determinado pelo detalhe usado ao ilustrar os objetos. Os animadores conseguem o movimento 3D usando enquadramentos-chave, stop motion e outros métodos de movimentação dos objetos. Tudo isso era feito à mão e no papel, e agora pode ser feito através de computadores. Os dois processos podem conseguir movimentos semelhantes aos da vida real. A rotoscopia começa com os movimentos de ação real, o que dá ao animador o máximo de autenticidade desejada.

Usos de animação

A animação é usada tanto para negócios quanto para entretenimento. É usada para ilustrar conceitos que podem ser explicados melhor visualmente do que descritos verbalmente. Alguns lugares em que ela é utilizada incluem web sites, comerciais, vídeos corporativos e demonstrações de comerciais virtuais. Filmes animados podem sobrepor os processos de rotoscopia e 3D, o que significa que você poderá ter um fundo de rotoscopia de uma cena de uma cidade e adicionar carros animados em 3D no quadro da frente.

Pontos a serem considerados

A criação de filmes animados leva tempo, dependendo de sua duração e dos detalhes das imagens. Apesar de ser feito em sua maior parte em computadores, há muito trabalho no uso de processos de animação 3D. Outra possibilidade para fazer uma animação é usar um software que automatiza alguns dos passos desse processo. A qualidade não é a mesma de um profissional de animação, mas pode ajudar a atingir seu objetivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível