Mais
×

Diferença entre Drama & Tragédia

Atualizado em 17 abril, 2017

Drama e tragédia são gêneros literários e teatrais que datam da Antiguidade, mas ainda são usados em formas modernas de entretenimento. Estritamente falando, a tragédia é uma forma de drama que apresenta algumas características originais. Na verdade, há algumas diferenças significativas entre ambos.

A tragédia é uma forma de drama que remonta à Grécia antiga (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Drama

Na Grécia antiga, as apresentações teatrais eram estritamente definidas como tragédia ou comédia. No entretenimento moderno, o drama é definido como um gênero aplicável a qualquer peça teatral, série de TV ou filme que trate de assunto não-cômico. O drama moderno muitas vezes contém elementos de outros gêneros, e não é raro ver drama "leve" ou cômico ou o chamado "humor negro" que suaviza um assunto dramático.

Tragédia

A definição original de tragédia foi fornecida por Aristóteles, que a definiu como uma forma de drama em que o protagonista possui uma falha trágica, como, por exemplo, orgulho excessivo, o que o levará a tomar uma ação que desencadeará uma série infeliz de eventos, acabando por levar à sua própria queda. Normalmente, esses protagonistas eram homens de poder e estatura. Quanto maior a queda do protagonista, maior a tragédia.

Exemplos

Exemplos modernos de drama são praticamente infinitos, com novos filmes dramáticos lançados semanalmente. Na televisão, eles centram, tipicamente, em três profissões: médicos, advogados e policiais, a chamada "Santíssima Trindade" do drama de TV.

Um exemplo de tragédia grega é a história de Édipo, que dormiu com sua mãe, matou seu pai e arrancou seus próprios olhos ao perceber o horror de seus próprios atos. Uma das tragédias mais duradouras é "Hamlet", de Shakespeare, cuja falha trágica foi sua indecisão.

Principais diferenças

Uma das diferenças entre o drama e a tragédia é que esta é, necessariamente, um drama, que, por sua vez, não necessariamente precisa ser uma tragédia. Outra diferença fundamental é que o protagonista em um drama pode não ter uma falha trágica que resulte em sua própria queda.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article