×
Loading ...

A diferença entre molaridade e molalidade

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os químicos utilizam diversas unidades diferentes para descreverem as concentrações de substâncias em uma mistura ou em uma solução. Partes por milhão ou ppm, pressão parcial, molaridade, molalidade e porcentagem de massa/volume são formas diferentes que descrevem as concentrações. As duas formas mais comuns na química são a molaridade e a molalidade, as quais são utilizadas quando se fala de soluções.

A molaridade e a molalidade são medidas de concentração (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Definição

Um mol é uma unidade básica na química; ele contém 6,022 x 10^23 partículas, átomos, íons ou moléculas. A molaridade é o número de mols da substância dissolvida em um volume de solução em litros, enquanto que a molalidade é o número de mols da substância dissolvida pela massa do solvente em quilogramas. Ambas medem a quantidade de soluto em mols, mas a molaridade mede a quantidade de solução em termos de seu volume, enquanto que a molalidade determina a quantidade de solvente em termos de sua massa.

Loading...

Solução versus solvente

Uma diferença importante entre a molaridade e a molalidade envolve o modo como a solução é medida. A molalidade mede quilogramas de solvente enquanto que a molaridade determina litros de solução. Consequentemente, a maneira de se preparar uma solução é diferente dependendo da medida da concentração desejada, se é em termos de molaridade ou molalidade. Se a molaridade é utilizada, adiciona-se o soluto em um pouco de solvente e depois adicione mais solvente até que o valor total da solução atinja o volume desejado. Se é usada a molalidade, pese a quantidade de solvente que é necessário e, em seguida, pese e adicione a quantidade adequada de soluto.

Usos

A molaridade é mais frequentemente utilizada do que a molalidade; na maioria dos casos da química e da bioquímica, ela é simplesmente uma unidade mais conveniente de medida. No entanto, a molalidade tem uma vantagem importante: ela é completamente independente da pressão e da temperatura. À medida que a temperatura de uma solução muda, a sua densidade também mudará e, consequentemente, o seu volume. Esse efeito normalmente não é significativo na maioria dos experimentos, mas em alguns casos ele pode ser - principalmente em experimentos envolvendo a redução do ponto de congelamento ou a elevação do ponto de ebulição. Nessas situações, os químicos usam a molalidade ao invés da molaridade.

Semelhanças

Em muitos casos, calcular a molaridade e a molalidade para a mesma solução resultará em dois números diferentes. Em alguns casos, contudo, a molaridade e a molalidade podem ser muito semelhantes. Se o solvente é a água e a solução estiver muito diluída (ou seja, pouco solvente está presente), a densidade da solução estará próxima à da água pura (1 grama por centímetro cúbico à temperatura ambiente). Nesse caso, a molalidade será semelhante à molaridade. Contudo, à medida que a concentração de soluto aumenta, a densidade da solução aquosa também aumentará, e isso deixará de ser verdadeiro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...