Diferença entre os motores Pontiac e Chevrolet

Escrito por christopher phillip | Traduzido por guilherme maluf
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Diferença entre os motores Pontiac e Chevrolet
Chevrolet e Pontiac usaram motores próprios entre 1926 e 1981 (Image by Flickr.com, courtesy of JOHN LLOYD)

A Pontiac e a Chevrolet utilizaram desenhos diferentes de motores em seus veículos entre os anos de 1926 (primeiro ano da Pontiac) e 1981. Nesse período, as duas divisões da General Motors (e grandes rivais) empregavam seus próprios departamentos de engenharia e cada uma era responsável pelo desenvolvimento, produção e montagem de seus motores. Em 1982, A GM determinou que a Pontiac começasse a usar os motores corporativos da empresa, desenhados e produzidos pela Chevrolet. (Essa prática continuou até o fim da marca Pontiac em 2009).

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Identificação pela cor do motor

As duas marcas queriam diferenciar seus motores e o fizeram usando cores vibrantes e de fácil distinção nos blocos de seus motores. Os motores Pontiac eram pintados de azul na fábrica e, por mais que o tom tenha variado durante sua história, sempre foi azul. Na fábrica da Chevrolet, os motores eram pintados de laranja, o que originou a frase "Laranja Chevrolet". Isso continuou até o modelo de 1977, quando a Chevrolet mudou a cor da pintura do motor para um tom de azul diferente da Pontiac.

Motores Pontiac

Todos os blocos de motores Pontiac V8, de 1959 a 1981, tinham as mesmas dimensões externas, independentemente do seu deslocamento em centímetros cúbicos, que variava de 4932,5 cm³ a 7456 cm³. A distância entre as coberturas das válvulas do motor era de 68,5 cm. O motor de arranque era localizado na parte de baixo do bloco do motor, no lado do motorista, enquanto os filtros de óleo ficavam na mesma posição, mas no lado do passageiro. Existe, também, outro identificador do bloco do Pontiac marcado no lado do motorista, que é o deslocamento do motor (em polegadas cúbicas): 350, 400, 428 ou 455 (os motores com 389 ou 421 não têm essa identificação). Outra forma de verificar um bloco da Pontiac é encontrar o buraco para o distribuidor. Todos os V8 da marca tinham esse buraco bem no fundo do motor, perto do centro, em comparação com o lado do motorista e do passageiro.

Motores Chevrolet

Os motores V8 da Chevrolet podem ser de blocos pequenos ou grandes. A distância entre as coberturas de válvulas é de 56 cm e 68,5 cm, respectivamente. O motor de arranque fica na parte de baixo do motor, no lado do passageiro, enquanto os filtros de óleo estão no lado do motorista. Localizada no lado do passageiro, os motores Chevrolet possuem uma placa em relevo do bloco do motor com a identificação do motor estampada, o que é uma forma fácil de diferenciá-lo de um Pontiac, que não tem a placa em relevo. Outro método é a localização do distribuidor, que entra através de um buraco na parte de trás do coletor de admissão dos blocos pequenos, e não diretamente no bloco do motor, como no Pontiac.

Números do chassi

A partir de 1971, A Pontiac e a Chevrolet começaram a identificar os motores instalados em cada carro por um caractere alfabético na quinta posição do número de identificação do veículo (similar ao número do chassi, mas chamado assim nos EUA, sob a sigla VIN). Se você está tentando identificar um motor original de um carro, existem guias que podem traduzir esta letra para você. Essa decodificação do VIN é mais útil entre os Pontiac de 1977 a 1981, pois alguns desses carros vinham com motor Chevrolet.

Pesquisa adicional

"Desempenho dos carros potentes da Pontiac entre 1955 e 1979" ("Pontiac Musclecar Performance from 1955-1979"), de Pete McCarthy, é um ótimo livro, com dezenas de photos dos blocos dos Pontiac e uma lista completa das identificações dos motores para esse período. "Catálogo dos números estampados de fabricação nos motores Chevrolet V8 entre 1955 e 1993" ("Catalog of Chevy V-8 Engine Casting Numbers 1955-93 and Stamped Numbers"), pela revista Cars and Parts, traz fotografias detalhadas dos motores Chevrolet e de sua identificação nesses anos. Ambos os livros ainda estão sendo publicados.

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