Mais
×

Como dizer a diferença entre ouro 8k, 14k, 18k e 24k

Atualizado em 23 março, 2017

A pureza e o valor de ouro são determinados pelos seus quilates, que podem ser alterados em função dos tipos de metais comuns que são adicionados ao ouro para baixar a sua pureza. Apesar de muitas diferenças separarem o maior grau de ouro 24k para o menor grau de 8k, conhecer as características entre os diferentes graus separa os avaliadores de ouro profissionais dos amadores.

O ouro puro mostra uma tonalidade amarela mais profunda (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cor

A cor do ouro é um reflexo direto de quanto de ouro está contido dentro do objeto. Já que metais como prata, níquel, cobre e zinco são misturados com ouros de quilates menores, eles farão objetos de ouro de 8k, 14k e 18k terem uma tonalidade mais amarelo-maçante do que o ouro 24k. Se a cor tiver uma tonalidade de amarelo mais profunda, tem mais quilates. Um profissional com olho treinado pode dizer a diferença, enquanto avaliadores de ouro amadores podem precisar de uma cartela de cores para determinar os quilates do ouro.

Tocar e sentir

O ouro puro geralmente é suave e fácil de dobrar com as próprias mãos. Como menores valores de ouro contêm metais mais comuns que são mais difíceis de dobrar, como níquel e prata, um pedaço de joias de ouro 14k será mais difícil de derreter e manipular do que uma peça de ouro 24k.

Kit de testes de ouro

Kits de teste de ouro estão disponíveis para examinar a sua peça de ouro e determinar o grau de quilates. Cada kit vai incluir uma agulha de teste, solução de teste e uma pedra de ensaio. A agulha de teste será marcada com o grau de quilates e incluirá um pequeno vestígio de ouro. Retire a agulha de testes de 8k, 14k, 18k ou 24k e risque-a na pedra de ensaio. Raspe a peça de ouro que você está testando na pedra também. Aplique um pouco de solução de teste na pedra e a química vai reagir com os depósitos de ouro para mostrar uma determinada cor. Seu kit de teste incluirá uma cartela de cores em que você pode comparar a pureza e o grau ouro da sua peça.

Leia o rótulo

Se você for estiver comprando pedaço de joias de ouro genuíno, uma pequena etiqueta que indica o grau de quilates pode estar gravada na peça. Embora você possa precisar de uma lupa e luz brilhante para ser capaz de ver a etiqueta, esta pode ser a maneira mais fácil de dizer a diferença entre os graus de ouro.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article