×
Loading ...

A diferença entre uma polia e uma roldana

Atualizado em 20 julho, 2017

As polias tem sido usadas por séculos nos espaços de trabalho para facilitar o levantamento de pesos. Geralmente feita com uma corda e uma roda, a polia permite que uma pessoa levante uma carga pesada sem ter que usar a mesma força que normalmente seria necessária. O termo polia, em geral, é usado como sinônimo de roldana, mas isso está tecnicamente incorreto. Existem algumas diferenças entre uma polia e uma roldana.

As polias permitem mover objetos pesados com menos força (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O básico

A polia é um dos seis tipos de mecanismos simples. Uma roldana na realidade é parte do sistema da polia. A roldana é a roda encaixada dentro da polia. Essa é a peça em que a corda se encaixa.

Loading...

Trabalhando junto

Uma polia fixa, sem roldana, muda a direção na qual a força é aplicada para mover a carga, mas não muda a quantidade necessária. Usar múltiplas roldanas dá uma vantagem mecânica. De fato, com cada roldana adicional usada na polia, você só precisará de metade da força original para mover o objeto.

Problemas com múltiplas roldanas

Só porque diversas roldanas diminuem a força necessária para mover um objeto, não significa que uma dúzia delas podem ser usadas na polia. Mais roldanas facilitam o trabalho, mas também adicionam atrito. Ao colocar mais roldanas e cordas, cada uma aumenta o atrito e retira um pouco da vantagem mecânica, até que você eventualmente dificulte o trabalho, ao invés de facilitar. Você pode usar várias roldanas em um sistema de polias, mas para aumentar a eficiência, você deve combinar as roldanas acima e abaixo, com um eixo entre elas. Isso é chamado de polia composta.

Simples, porém eficaz

Muitas vezes, uma única roldana dentro da polia fará o trabalho com pouco esforço. Para que uma roldana seja eficaz, ela deve ter um mínimo de área superficial para prender a corda, e precisa ser resistente à abrasões e distorções.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...