Mais
×

Diferença entre queratose seborreica e câncer de pele

Atualizado em 21 novembro, 2016

Queratose seborreica é um tumor de pele benigno que desenvolve no queratinócito ou nas células epidérmicas da pele. Câncer de pele, por outro lado, é um tumor maligno que desenvolve na epiderme.

Câncer de pele e queratose seborreica (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Aparência

A queratose seborreica é geralmente redonda ou oval e áspera e escamosa ao tocar. Elas também têm uma aparência de verruga. O câncer de pele pode parecer com a queratose seborreica, mas eles são mudanças na pele que não se curam. Muitos cânceres de pele aparecem como machucados que não saram.

Causas

As causas da queratose seborreica não são determinadas. Exposição solar pode ter um papel importante, assim como a genética, em seu desenvolvimento. Câncer de pele tem muitas causas potenciais, desde a exposição à radiação UV, ferimentos crônicos que não saram, como queimaduras, até HPV (papilomavírus humano).

Diagnóstico

Tanto o câncer de pele, como a queratose são vistos como uma determinação inicial. Em caso de dúvida, uma biópsia na pele é recomendada.

Tratamento

Queratose seborreica não requer tratamento. Câncer de pele pode ser manejado dependendo do local do tumor e da idade do paciente. Quimioterapia tópica, terapia fotodinâmica e cirurgia micrográfica tratam câncer de pele.

Prevenção

Evitar exposição ao sol pode ajudar a prevenir tanto câncer de pele, quanto queratose seborreica. Evitar produtos de tabaco e quimioprevenção de abrasadores, como o fluorouracil-5, ajudam a prevenir o desenvolvimento do câncer de pele.

Lembre-se

Se você tiver uma mancha na pele e estiver preocupado, procure um dermatologista para examinar se há suspeita de câncer. O tratamento na fase inicial ajudará a prevenir a metástase do tumor, que é quase sempre fatal.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article