Diferenças entre amar e gostar

Escrito por frank howard | Traduzido por vitor pacheco leepkaln
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre amar e gostar
Intimidade física em um relacionamento pode diferenciar amar de gostar (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

A maioria das pessoas costuma usar as palavras "amar" e "gostar" indistintamente, sendo que, na verdade, são duas palavras diferentes, cada uma com seu próprio significado. Gostar de alguém acontece quando estamos apenas conhecendo alguém. Existe algo interessante naquela pessoa que nos faz gostar dela. Pode ser o humor, a gentileza ou sua alegria em viver. Amar é um sentimento mais profundo, imaterial e que não pode ser quantificado. Filósofos e cientistas tentaram estudar o amor, mas nenhuma teoria concreta surgiu.

Outras pessoas estão lendo

Alcance do significado

Uma das diferenças entre amar e gostar é o alcance dos seus significados. Ambos são sentimentos positivos com relação à outra pessoa ou objetos. No entanto, o significado da palavra "gostar" é mais genérico; pessoas usam quando falam de objetos ou até lugares. Por exemplo, uma pessoa pode gostar de ir à Suíça no inverno, mas também gosta de ir à Paris na primavera.

O significado de amor é mais restrito, envolvendo uma intimidade afetiva e estável por uma pessoa ou lugar em particular. Quando uma pessoa usa a palavra "amor" para um parceiro, por exemplo, ela não dirá que também ama outra pessoa da mesma forma.

Nível de intimidade

Gostar de uma pessoa pode acontecer rapidamente -- dois estranhos se encontram em um evento e instantaneamente se gostam, por exemplo. Eles combinam de se encontrar para almoço ou bebidas, para manter sua amizade viva. Esse tipo de relacionamento é novo e, até certo ponto, superficial. Após alguns encontros e depois de conhecer a pessoa, você pode decidir que não gosta mais dela.

Quando você ama outra pessoa, o sentimento é profundo e pessoas não costumam decidir amar alguém. Também não é fácil parar de amar alguém devido ao nível de intimidade que o amor traz ao relacionamento. Mesmo se a relação acaba ou alguém querido, como um de seus pais, morre, a dor que surge pode levar tempo para passar.

Investimento na pessoa

Gostar de alguém pode significar encontros ocasionais para comer ou para assistir a um filme. Significa que a companhia da pessoa é agradável e, devido ao fato de que você gosta dela, algum tempo é dedicado a estar em sua companhia.

No amor, o investimento é muito mais alto em termos de tempo passado com a pessoa, estar presente quando problemas surgem e sair da zona de conforto para fazer coisas por ela. O amor geralmente fica mais forte quando duas pessoas começam a passar muito tempo juntas.

Fator do compromisso

Quando pessoas falam que gostam de alguém, é equivalente a dizer que elas gostam do seus carros ou da casa que acabaram de comprar. Pessoas podem gostar de diversas coisas sem nenhum problema, pois o nível de compromisso é muito baixo nesses relacionamentos.

O amor, por outro lado, é dado após muita consideração e a uma pessoa especial. Amar significa estar completamente comprometido a essa pessoa, ser honesto no relacionamento e prestar muita atenção no alguém escolhido. Amar tem o potencial de causar bastante dor se não funcionar, enquanto gostar de alguém é um relacionamento casual sem amarras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível