Diferenças entre bombas externas e submersíveis para lagos

Escrito por marcus verhaegh | Traduzido por felipe vargas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre bombas externas e submersíveis para lagos
Bombas são necessárias para lagos de carpas (Koi pond image by windzepher from Fotolia.com)

Bombas mantêm a água do lago fresca e são essenciais para lagos com peixes, como carpas chinesas, e para o funcionamento de fontes e quedas d'água. Há dois tipos básicos de bombas d'água para lagos: submersíveis e externas. Bombas submersíveis são colocadas dentro da água e são boas o bastante para lagos menores. Sua facilidade de uso é constantemente elogiada, particularmente quando se trata das conexões acessíveis para mangueiras. Bombas externas podem ser mais caras, mas são frequentemente necessárias para lagos maiores. Além disso, bombas externas podem economizar energia a longo prazo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Entendendo a necessidade da bomba em um lago

  1. 1

    Meça a área do lago. Pode-se usar uma bomba submersível para um lago pequeno e, para um lago maior, prefira uma externa. Quantos litros de água há no lago? Multiplique o comprimento da largura pela profundidade, menos o espaço no topo para o ar e determine o seu volume de água. Se estiver usando metros e centímetros, multiplique e converta os valores para ter um valor aproximado de quantos litros usará. Melhor ainda, use um hidrômetro.

  2. 2

    Determine a quantidade necessária de água que deve circular. Pode-se fazer isso conhecendo o volume e a velocidade em que ela circulará. Para um lago com carpas, será necessário que toda a água passe em um período médio, que varia de meia a uma hora. Contudo, ao usar fontes ou cachoeiras, será necessária uma bomba mais forte, fornecendo pressão extra.

  3. 3

    Pense no gasto de energia. Se possuir um lago pequeno, menos água precisará ser bombeada e será mais razoável usar uma bomba submersível. Se o lago tiver mais do que, aproximadamente, 3.800 L, contudo, prefira uma bomba externa, que costuma usar menos energia por litro bombeado. Essa questão é especialmente importante para lagos com mais de 3.800 L.

    Descubra as especificações de energia da bomba que estiver procurando. Uma estimativa aproximada é que uma bomba submersível de 15.200 L/h utilize de 10 a 15 amperes, enquanto uma externa, com a mesma capacidade, utiliza apenas de 2 a 3 amperes.

  4. 4

    Pense sobre as conexões. Bombas submersíveis oferecem conexões simples com a maioria dos sistemas de hidráulicos, mas se já tiver mangueiras, certifique-se de que se encaixam. Caso ainda não tenha, então as bombas submersíveis podem fornecer uma forma de instalação mais simples, se comparada a mangueiras externas.

  5. 5

    Certifique-se de ter uma bomba grande o suficiente para o volume que precisa circular. Bombas externas podem geralmente mover mais água do que a maioria das submersíveis. Isso não é apenas uma questão de energia, mas também do volume total de água que precisará circular em um determinado período.

    Determinando a necessidade de uma bomba de água

  1. 1

    Considere quanto e quando quer pagar. Bombas submersíveis menores podem ser mais baratas de comprar, mas há a eficiência das externas a se considerar, bem como questões quanto à durabilidade das submersíveis em comparação às externas.

  2. 2

    Considere como quer trabalhar com as bombas após tê-las comprado. Bombas submersíveis têm alguns problemas, mas são mais fáceis de instalar em lagos pequenos e na maior parte dos sistemas de mangueira. Por outro lado, podem ser mais difíceis de limpar ou envolvem um processo mais demorado.

  3. 3

    Lembre-se de que bombas externas podem ter melhores resultados do que as submersíveis. Por exemplo, elas são mais fáceis de conectar em filtros pressurizados e possuem a opção de filtros de folhas, que são fáceis de serem limpos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível