Diferenças entre candidíase vaginal e o primeiro surto de herpes

Escrito por martina mcatee | Traduzido por debora joi
Diferenças entre candidíase vaginal e o primeiro surto de herpes
Diferenças entre infecções vaginais (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

As condições médicas que causam irritação nos tecidos genitais externos e na vagina causam sintomas semelhantes em grande parte das vezes, que incluem dor, ardor e prurido. Se você apresentar esses sintomas, suspeite de uma infecção por fungos ou de doenças sexualmente transmissíveis, como herpes genital. Embora existam semelhanças entre essas condições, há diferenças importantes.

Presença ou não de feridas

A presença de feridas ajuda a diferenciar herpes genital de uma infecção por fungos, já que feridas não são um sintoma comum de candidíase (infecção fúngica). Os sintomas iniciais de herpes genital geralmente aparecem dentro de alguns dias após a exposição ao vírus, mas podem não aparecer em até duas semanas. Pequenas saliências vermelhas na área genital ou anal são o sintoma mais comum de um surto de herpes genital. Pode haver ferida única ou vários ferimentos agrupados.

As lesões se transformam em bolhas que rompem e provocam úlceras que soltam pus ou sangram. Ardor, coceira e formigamento são comuns na região afetada pelas feridas. Feridas de herpes genital, eventualmente, formam crostas e saram. Elas podem se desenvolver dentro da vagina ou no reto, onde geralmente passam despercebidas. Além disso, muitas mulheres infectadas com herpes genital não têm quaisquer sintomas quando inicialmente infectadas.

Dor e coceira

Tanto uma candidíase vaginal quanto um surto inicial de herpes genital podem causar dor e coceira na região vaginal. No surto de herpes, as feridas associadas ao vírus são moles. A infecção vaginal por fungos é caracterizada por crescimento excessivo do fungo, conhecido como Candida. Esse crescimento excessivo inflama a pele, causando dor e queimação. Ambas as doenças frequentemente causam ardor e dor ao urinar.

Em uma infecção vaginal por levedura, o crescimento excessivo de Candida geralmente provoca coceira intensa em toda a área genital. A coceira também é comum durante um surto de herpes, mas é mais frequentemente causada pelas feridas e é mais localizada do que nas infecções por fungos. A sensação de formigamento pode ocorrer em um surto de herpes genital. Essa sensação geralmente não ocorre na candidíase.

Corrimento

Corrimento vaginal é um sintoma comum da candidíase. As mulheres geralmente notam um corrimento aquoso branco inodoro, com uma consistência de queijo tipo cottage. O corrimento não é comum durante um surto inicial de herpes, embora as mulheres possam notar um líquido claro ou uma pequena quantidade de sangramento quando as bolhas se rompem.

Outros sintomas

Algumas mulheres em surto inicial de herpes genital apresentam sintomas gripais. Febre baixa, gânglios linfáticos inchados, dores musculares e dor de cabeça são sintomas possíveis. Esses sintomas não ocorrem em uma infecção vaginal por fungo.

Precauções

Os sinais e sintomas de infecções fúngicas vaginais, de um surto inicial de herpes e de outras condições médicas que afetam os tecidos genitais femininos são muitas vezes semelhantes. É importante consultar seu médico se você apresentar esses sintomas para garantir um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível