×
Loading ...

As diferenças entre a CLAE e a CG

A CLAE (cromatografia líquida de alta eficiência) e a CG (cromatografia gasosa) são métodos científicos usados para analisar amostras para determinar o que a amostra contém ou a concentração de moléculas nela. As duas usam o mesmo princípio, que é o de que as moléculas mais pesadas irão eluir, ou fluir, mais vagarosamente que as mais leves (a polaridade também tem um papel no tempo de eluição). Embora a ideia seja a mesma, os métodos possuem várias diferenças.

Entenda as diferenças entre esses métodos científicos de cromatografia (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A fase móvel

A fase móvel do equipamento cromatográfico é a substância que desloca a amostra pela máquina. Na CLAE, a fase móvel é um líquido feito de um solvente orgânico, água ultrapura e outros ingredientes para assegurar a compatibilidade com a amostra. Já a CG utiliza um gás nessa fase; os mais usados são o hélio, o nitrogênio, o argônio ou o hidrogênio, de acordo com o que está sendo analisado.

Loading...

As colunas

Conforme a amostra é transportada pelas colunas cromatográficas, ela e a fase móvel interagem com os conteúdos da coluna, fazendo os componentes da amostra eluírem em tempos diferentes. As colunas da CLAE são geralmente tubos de 10 a 15 cm, feitos de metal ou vidro, firmemente embalados com silicone ou cadeias carbônicas de diferentes comprimentos. Os sistemas CG possuem colunas capilares enroladas com paredes internas revestidas de vários materiais, de acordo com as necessidades laboratoriais. Quando esticadas, as colunas CG podem medir até 30 m.

As amostras

A cromatografia CG é usada para compostos voláteis (aqueles que se rompem rapidamente), enquanto a CLAE é melhor para as amostras menos voláteis. Caso uma amostra contenha sais ou carregue uma carga, ela deve ser analisada utilizando a CLAE, e não a CG.

Controle de temperatura

As colunas CG são armazenadas em um forno dentro da máquina. Um computador muda a temperatura enquanto as amostras são analisadas. Quanto maior a temperatura, mais rapidamente a amostra elui, mas as temperaturas mais elevadas produzem resultados ruins. As colunas CLAE são mantidas a uma temperatura estável (muitas vezes a temperatura ambiente) o tempo todo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...