Saúde

Teste de salinidade da água

Escrito por tammy james | Traduzido por rita pacheco
Teste de salinidade da água

Vários métodos testam a salinidade da água

Sunset lake landscape. Chany lake, Novosibirsk area, June 2007 image by Igor Zhorov from Fotolia.com

O teste de salinidade da água é utilizado para determinar a concentração de sais dissolvidos em uma amostra de água. A salinidade é medida para a manutenção de aquários de água salgada a fim de determinar a adequação da água para beber e para o monitoramento ecológico de habitats aquáticos. A concentração de sal pode ser medida diretamente por evaporação de uma amostra de água medindo-se os sais secos deixados para trás (sólidos totais dissolvidos, ou STD). Métodos mais práticos para estimar a salinidade da água foram desenvolvidos com base nas relações entre a concentração de íons de sal e condutividade elétrica, densidade e índice de refração.

Outras pessoas estão lendo

Níveis de salinidade comuns

A água é definida como água doce quando a concentração de sal é inferior a 1.000 partes por milhão (ppm). Esse é também o limite geral para a água potável, apesar de que essa água deverá ser inferior a 600 ppm para a palatabilidade. A concentração de sal da água do mar é cerca de 35.000 ppm. A água salgada se torna mais salina quando evapora e deixa os sais para trás. Lagos e lagoas salinas, incluindo solares salinas utilizadas para a produção comercial de sal, podem atingir níveis de salinidade até a ponto de saturação (cerca de 264.000 ppm, dependendo da temperatura).

Unidades de medida

Toda água que não foi deionizada ou destilada contém um pouco de sal. A concentração de sais é geralmente descrita em unidades de partes por mil (UPM), ppm, miligramas por litro (mg/L) ou porcentagem. A relação entre essas unidades é 1 ppt = 1.000 ppm = 1000 mg/L = 0,1 por cento. A salinidade também é expressa em unidades de salinidade práticas (USP), uma medida de condutividade a uma pressão constante e temperatura que é equivalente a ppt.

Método de condutividade

A condutividade elétrica de água é proporcional à sua concentração de íons de sal eletricamente condutores. A condutividade, quantidade de corrente elétrica que pode passar através da água, é facilmente medida com um dispositivo de mão chamado de sonda de condutividade ou medidor. A condutividade pode ser então convertida em salinidade se a temperatura e a pressão também forem conhecidas. Alguns dispositivos de medição de salinidade fazem essa conversão, mas não são precisos em concentrações mais elevadas do que cerca de 70.000 ppm.

Método hidrômetro

A densidade da água, ou a gravidade específica, aumenta em proporção à sua concentração de sal. A temperatura também afeta a densidade da água, que é necessária para converter a gravidade específica à salinidade. A gravidade específica pode ser medida usando-se um densímetro, que é um tubo de vidro calibrado que se destina a flutuar numa amostra de água. A profundidade a que o densímetro fica na linha de água determina a gravidade específica da amostra. Em seguida, uma "mesa", como a listada na seção Recursos, pode ser usada para determinar a salinidade da água.

Método refratômetro

O refratômetro estima a salinidade medindo o grau em que uma amostra de água refrata a luz em comparação com uma amostra de água pura. Depois que algumas gotas de água são colocadas sobre a placa de luz do dia, o valor de salinidade pode ser lido através do escopo.

Amostras

O método refratômetro é comumente usado para medir a salinidade da água. Autores do livro "Standard Methods for the Examination of Water" ("Métodos padrões para o Exame de Água e Esgoto", em tradução livre), no entanto, recomendam o uso de métodos baseados em condutividade e densidade para precisão.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media