Gastronomia

Diferenças entre cultivo convencional e hidroponia

Escrito por lee morgan | Traduzido por lucas eduardo césar
Diferenças entre cultivo convencional e hidroponia

Existem várias diferenças entre o método de cultivo convencional e o hidropônico

summer garden image by hyo from Fotolia.com

Cultivar plantas requer conhecimento, tempo, esforço e paciência. Mas, uma coisa não é necessária: terra. No método convencional, a planta retira os nutrientes e a umidade diretamente do solo, mas há muito tempo os botânicos sabem que é possível cultivar plantas de outras maneiras. A hidroponia é um método alternativo que permite o fornecimento de nutrientes sem o contato com a terra.. Existem diferenças significativas entre os dois métodos.

Outras pessoas estão lendo

Pragas e doenças

A ausência de solo durante o cultivo hidropônico faz com que a ocorrência de insetos e doenças causadas por pragas e bactérias ligados cultivo convencional seja menos provável. Uma das maiores vantagens da hidroponia é a possibilidade de cultivar plantas sem se preocupar com as doenças ou com murcha-bacteriana que ocorrem no cultivo tradicional. A menos que uma planta já infestada ou infectada seja colocada numa horta hidropônica, é pouco provável que as plantas contraiam alguma doença. Esse fator elimina a necessidade de pesticidas normalmente usados para controlar as pragas no cultivo tradicional.

Água e nutrientes

Hortas convencionais geralmente precisam ser irrigadas a menos que estejam em uma região de chuvas abundantes, porém, numa horta hidropônica, o sistema de irrigação (perfil hidropônico) supre as plantas com a quantidade de água e nutrientes adequados. De acordo com o site "Hidroponic Home Garden", no cultivo convencional, usa-se 99% mais água e 50% mais nutrientes. A razão para o menor gasto de água pelo sistema hidropônico é a reutilização constante que se faz ao longo da horta.

Produtividade

Existe uma grande diferença de produtividade entre cultivo convencional e a hidroponia. O fornecimento de água e nutrientes de maneira controlada otimiza o crescimento,fazendo com que as plantas hidropônicas cresçam de 30 a 50 vezes mais rápido do que as cultivadas diretamente no solo, de acordo com o site "Central Garden". Essa diferença significativa obriga muitos produtores comerciais a mudarem para a hidroponia, aumentando a produtividade e as vendas.

Espaço necessário

Hortas convencionais normalmente precisam de mais espaço do que uma horta hidropônica. Geralmente, uma instalação hidropônica ocupa apenas um quinto do espaço de uma horta e produz o mesmo número de plantas. A hidroponia pode ser feita em quase todos os lugares. É possível cultivar frutas, legumes ou flores em um porão ou telhado. Isso não seria possível no método convencional.

Plantas orgânicas

A hidroponia não é um método natural de cultivo. As plantas são basicamente forçadas a absorver água e nutrientes, muitas vezes sob a forma de fertilizantes sintéticos. Por conta disso, nenhuma fruta ou legume hidropônico pode ser certificado como "orgânico". A popularidade dos produtos orgânicos torna essa diferença significativa. Plantas cultivadas diretamente no solo podem ser produzidas com sucesso usando métodos orgânicos de cultivo e suprir a crescente demanda do mercado de alimentos.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media