Diferenças entre usar uma ou duas antenas de Wi-Fi

Escrito por david weinberg | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre usar uma ou duas antenas de Wi-Fi
Os roteadores sem fio com duas antenas mantêm conexões mais fortes (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Os dispositivos Wi-Fi usam antenas para trocar sinais sem fio com outros dispositivos. Os que utilizam múltiplas antenas costumam possuir um sinal mais estável, o que resulta em comunicações mais rápidas e confiáveis em uma rede sem fio. Alguns dispositivos deste tipo também são capazes de receber e enviar múltiplos sinais simultaneamente, resultando em velocidades consideravelmente mais altas que os dispositivos de antena única.

Outras pessoas estão lendo

Interferência multicaminho

Os dispositivos Wi-Fi se comunicam através de sinais de rádio, que estão sujeitos a interferências que podem fazer com que eles se dividam em múltiplos caminhos. Obstáculos do ambiente, como muros e tetos, além de outros dispositivos de frequência semelhante, como telefones sem fio e fornos de micro-ondas, são fontes comuns de interferência. Conforme o sinal Wi-Fi encontra interferências e se divide em múltiplos caminhos, a qualidade do sinal diminui e sua interpretação vai se tornando mais difícil para o receptor. O sinal do caminho mais curto chegará no receptor antes dos demais e ele costuma ser o menos distorcido. Em alguns casos, o melhor sinal não chegará à antena receptora, devido a interferências locais. Os dispositivos de antena única devem contentar-se com um sinal mais fraco e mais distorcido, pois é o que conseguirão captar.

Diversidade de antenas

Os dispositivos Wi-Fi que usam duas antenas possuem uma chance maior de receber um sinal com distorção mínima, pois possuem o que é chamado de diversidade de antenas. Nos dispositivos simples, apenas uma antena é usada por vez para transmitir ou receber sinais. O roteador determina automaticamente qual das antenas está recebendo o sinal mais forte e a usa para recebê-lo e emitir a resposta.

Entrada / saída múltipla

Os dispositivos Wi-Fi com suporte a entradas e saídas múltiplas (MIMO, Multiple Input / Multiple Output) utilizam várias antenas simultaneamente, para aumentar a velocidade de transmissão. Por exemplo, um computador que possua uma placa de rede Wii-Fi MIMO com duas antenas é capaz de receber duas transmissões simultâneas de um roteador MIMO com o mesmo número de antenas. Uma rede sem fio em que apenas um dispositivo possui duas antenas ainda se beneficiará da diversidade, mas não do aumento de velocidade proporcionado pelo MIMO.

Comparação de velocidade

O ambiente de uma rede é o principal fator determinante para a diferença de velocidade entre uma rede Wi-Fi com diversidade de antenas e uma sem ela. Se os dois dispositivos Wi-Fi estiverem em um ambiente aberto, com pouca ou nenhuma interferência, nenhum dos dispositivos precisa tê-la, pois o sinal deve ser forte em ambos os sentidos. As duas antenas oferecem melhor desempenho, principalmente em locais com mais interferência. Os dispositivos MIMO sempre possuirão maior desempenho, desde que sejam usados com outros dispositivos MIMO, mesmo em áreas sem interferência. Por exemplo, um dispositivo MIMO que envia dados através de uma única antena a 300 megabits por segundo os envia a 600 Mbps se estiver se comunicando com outro dispositivo MIMO.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível