Vantagens e desvantagens de "hubs" e "switches"

Escrito por alan hughes | Traduzido por cezar rosa
Vantagens e desvantagens de "hubs" e "switches"
Hubs e switches Ethernet (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Tanto o "hub" como o "switch" são dispositivos usados ​​para redes de computadores, mas a compreensão de como eles diferem em sua forma de transmitir mensagens vai ajudar a entender quando cada um deve ser usado. Os hubs operam na camada física, a primeira do modelo de referência OSI. Os switches executam as funções básicas que um hub desempenha, mas também proporcionam uma função de filtragem na camada 2, o que pode ou não ser interessante, dependendo de suas necessidades.

Endereços MAC

Cada placa de rede Ethernet em uma determinada rede tem um endereço exclusivo na camada física, que é seu endereço MAC. Embora já não haja mais endereços Ethernet únicos, as chances de haver um endereço duplicado em sua rede local são muito pequenas.

Vantagens e desvantagens de "hubs" e "switches"
.

Endereçando uma mensagem Ethernet

Específico – Quando uma mensagem é transmitida a uma máquina específica, o endereço MAC único da placa de rede é usado, como por exemplo, 08-00-2B-FC-A5-D9.

"Broadcast" (Difundido) - Quando uma mensagem é passada para "todos" em uma rede Ethernet, o endereço colocado no pacote é o endereço MAC difundido: FF-FF-FF-FF-FF-FF.

Vantagens e desvantagens de "hubs" e "switches"
.

Repetidores e Comutadores

Hub – Os hubs, às vezes até chamados de repetidores, apenas replicam todos os pacotes que recebem a todas as portas de rede conectadas. Cada pacote é tratado como se fosse enviado para um endereço difundido.

Switch – Mais caros e mais complexos, os switches (comutadores) aprendem qual endereço MAC está ligado a qual porta, e repassam para tais portas apenas os pacotes endereçados a essas placas de rede.

Vantagens e desvantagens de "hubs" e "switches"
.

Implicações no tráfego

Hub – Todas as placas de rede vinculadas a um hub veem todos os pacotes destinados a todos que estão vinculados ao hub.

Switch – As placas de rede nunca veem pacotes endereçados aos outros; no entanto, podem ver pacotes endereçados para o endereço difundido (FF-FF-FF-FF-FF-FF).

Vantagens do hub

Visibilidade – Usar um hub permite interceptar comunicações através de um analisador de protocolo de rede, muitas vezes chamado de "sniffer".

Custo – Como são mais simples, eles tendem a custar menos por porta do que os switches.

Vantagens do switch

Desempenho – Como qualquer sistema ligado a um switch vê apenas as informações explicitamente dirigidas à sua placa de rede, há menos tempo gasto filtrando pacotes que não precisam ser processados.

Rendimento superior – Só o tráfego relevante é enviado para a porta de rede. Cada placa de rede recebe somente os seus próprios pacotes entregues ao switch, o que significa que um switch pode gerenciar um volume maior de dados em qualquer dado momento.

Desvantagens

Hub – Cada placa de rede conectada terá um tempo maior para ter o seu tráfego nela, já que os hubs repetem todo o tráfego que recebem em todas as portas vinculadas. Sempre que uma placa de rede envia uma mensagem, todos os outros devem esperar por ela passar antes de chegar à sua própria mensagem na rede.

Switch – A não ser que o switch seja caro o suficiente para incluir a capacidade de "port mirroring" (espelhamento de porta), um sniffer é de uso limitado em um switch, já que o mesmo filtra automaticamente o tráfego que o sniffer gostaria de obter.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível