Mais
×

Diferenças entre óleos hidráulicos e óleos pneumáticos

Atualizado em 17 abril, 2017

Óleos hidráulicos e pneumáticos (lubrificantes) são dois fluidos diferentes para aplicações totalmente diferentes. É importante entender estas diferenças ao selecionar um óleo para uso. Escolher o fluido incorreto pode resultar em falha ou dano ao equipamento.

É importante escolher o tipo correto de óleo para o uso (hydraulic machine image by Heng kong Chen from Fotolia.com)

Hidráulica e pneumática

Sistemas hidráulicos utilizam líquidos, como óleos, sob pressão para a alimentação de cilindros, válvulas, motores entre outros. Já os sistemas pneumáticos utilizam gases, como ar, sob pressão para a alimentação desses equipamentos.

Óleo hidráulico

Óleo hidráulico, algumas vezes chamado de fluido hidráulico, é utilizado para transferir energia de um componente para outro através do sistema hidráulico. Há vários tipos de óleos hidráulicos que podem ser utilizados no sistemas dependendo da aplicação individual. Óleos diferem em viscosidade e compressibilidade. Os equipamentos geralmente especificam qual tipo de óleo deve ser utilizado.

Óleos pneumáticos

Óleos pneumáticos, mais frequentemente chamados de óleos lubrificantes, são utilizados para lubrificar as partes móveis em um sistema pneumático. Óleos pneumáticos geralmente possuem baixas viscosidades e são facilmente pulverizados para que possam ser transportados pelo ar comprimido no sistema. Alguns sistemas têm reservatórios de óleo que dispensam automaticamente o óleo lubrificante, enquanto outros necessitam que o operador adicione algumas gotas manualmente de vez em quando.

Um sistema pneumático é alimentado por ar comprimido (tools image by Stelios Filippou from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article