Diferenças entre o PCI Express X1 e o X16

Escrito por mikhail polenin | Traduzido por bruno charamba
Diferenças entre o PCI Express X1 e o X16
Os barramentos PCIe são incrivelmente mais rápidos que os antigos PCI (Jona:Wikimedia Commons)

O Peripheral Component Interconnect Express (PCI Express ou PCIe) é um slot de expansão para sistemas de computadores com o propósito de fornecer um barramento serial de alta velocidade, e surgiu a partir de um barramento paralelo PCI mais antigo, que antes era presente nos computadores da época. Esse imenso salto na banda gerou uma nova era na computação.

Qual deles é melhor?

É importante ter em mente que os slots PCIe são projetados com um determinado tipo de dispositivo em mente, igualando-os. Torna-se óbvio que os slots PCIe x16 são capazes de transferir grandes volumes de dados, mais rápido do que os de x1, por segundo, e é por essa razão que o primeiro se tornou ideal para o processamento gráfico — por sua necessidade da maior capacidade de banda que é fornecida pelo slot PCI de 16 vias.

O que conectar em um slot PCIe X1?

Há uma série de dispositivos que se conectam a slots PCIe simples na placa-mãe, incluindo placas de rede ou som e cartões de depuração. A razão pela qual o PCIe x1 é usado para estes dispositivos é que eles não requerem uma grande quantidade de banda que exigem os slots com várias vias. Como resultado, 250MB/s de banda é suficiente para estes dispositivos e, logo, foram feitos para serem alocados a interfaces PCIe x1. Algumas versões de alto desempenho destes dispositivos, no entanto, como placas de rede de 1 Gb e placas de som de alto desempenho para estúdios provavelmente poderão precisar de mais vias.

Principais deferenças entre X1 e X16

Os slots PCIe de 16 vias e de via única, sem dúvida, são bastante semelhantes — no entanto, existem detalhes que os diferenciam. Por exemplo, o PCIe X16 se beneficia com 16 vezes mais poder do que o X1, e a razão para que isso ocorra é devido à maior quantidade de vias, tornando-o, logo, capaz de conduzir grandes volumes de dados, assim como mais pistas em uma estrada podem direcionar um maior volume de veículos.

Porque eles não são iguais?

A razão pelo qual os slots PCIe de X1, X4 e X8 foram criados foi reduzir os custos de produção (bem como os preços de varejo) de todas as placas criadas — uma placa de som, por exemplo, não precisa de 4 a 16 GB (dependendo da versão do PCIe usado) de largura de banda, e a construção de uma placa de som PCIe X16 seria um desperdício de capital e de processamento. Mais energia é necessária para utilizar as vias extras no barramento PCIe, e você acabará consumindo energia desnecessária em uma placa que necessita de apenas 250 megabytes por segundo de banda. Ao contrário do PCI, o conceito do PCIe incorpora a diferentes slots para diferentes tipos de funções, todos usando as mesmas diretrizes e adicionando novas vias caso uma maior banda seja requerida.

Mais fatos interessantes sobre o PCI Express

Você se surpreenderá ao saber que é possível conectar uma placa PCIe a um slot com pelo menos a mesma quantidade de vias do que a placa — em outras palavras, uma placa PCIe X1 pode entrar em um slot X4, X8 e X16. O único inconveniente é que o processo não funciona da forma inversa (por exemplo, você não pode conectar uma placa PCIe X16 em um slot X1) por causa das limitações físicas. Quando você conecta uma placa a um slot PCIe, ele somente usa a quantidade de vias que a placa necessita.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível