×
Loading ...

Diferenças entre a transcrição procariótica e eucariótica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Transcrição é o processo onde uma porção da molécula de DNA é copiada. Essa informação codificada é, então, traduzida para criar proteínas que a célula possa usar. As células procarióticas são geralmente organismos unicelulares, como as bactérias. As células eucarióticas podem ser um organismo unicelular ou parte de um organismo pluricelular.

Há diferenças entre os processos de transcrição do DNA nas células eucarióticas e procarióticas (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Local da transcrição

O local onde ocorre a transcrição do DNA é diferente nas células procarióticas e eucarióticas. Nas células eucarióticas, ela ocorre no núcleo da célula. As células procarióticas não possuem núcleo, então a transcrição ocorre dentro do corpo celular. A diferença no local de ocorrência da transcrição também afeta o processo de tradução para criar o polipeptídeo codificado. O RNAm eucariótico criado na transcrição deve ser modificado antes da criação de uma cadeia polipeptídica.

Loading...

RNA polimerase

Em células procarióticas, apenas um tipo de RNA polimerase está presente. A polimerase se liga ao DNA e copia a sequência codificada, criando um novo filamento de RNA. As células eucarióticas possuem três tipos de RNA polimerase: I, II e III. Cada tipo de RNA polimerase cria seções de RNA para funções diferentes dentro da célula. Por exemplo, O RNA tipo I codifica genes que se tornam componentes estruturais do ribossomo usado na tradução do RNA.

Áreas promotoras

As áreas promotoras são regiões na molécula de DNA onde o RNA polimerase se liga para começar a traduzir as sequências codificadas. Em células procarióticas, as áreas promotoras são reconhecidas pelo RNA polimerase e se ligam à região para começar a tradução. Em células eucarióticas, os tipos de RNA polimerase não necessariamente reconhecem as áreas e precisam usar proteínas que se ligam a regiões promotoras para serem conectados à área correta e começarem o processo de tradução.

Tradução

A tradução é o processo de criação de um polipeptídeo, ou proteína, da sequência codificada fornecida pelo RNAm. Em células procarióticas, a molécula de RNA transcrita é movida diretamente para tradução para iniciar a produção da proteína correta. As células eucarióticas de RNAm são modificadas e exportadas para fora do invólucro nuclear antes que a tradução e criação da proteína possa começar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...