Diferenças entre transtorno bipolar e mal de Alzheimer

Escrito por ashley brooks | Traduzido por ricardo schweitzer

O transtorno bipolar e mal de Alzheimer são doenças que envolvem o funcionamento e atividade cerebral. Ambas podem restringir tanto a vida do paciente que sofra de condição quanto a de suas famílias e entes queridos, porém existem diversas diferenças entre as duas doenças.

Tipos

O transtorno bipolar e suas ramificações são classificados como desordens de humor, pois afetam principalmente o humor e emoção do paciente. Já doença de Alzheimer é uma condição degenerativa em que ocorre perda de funcionamento do tecido cerebral, afetando a memória e cognição (pensamento) do paciente.

Sintomas do transtorno bipolar

O transtorno bipolar causa fases eufóricas e depressivas, por isso costumava ser chamada de "Síndrome maníaco-depressiva". A mania seria o estado de excitação e alegria extremas, com o paciente sendo eufórico e impulsivo, enquanto a depressão apresenta sensação de perda de esperança, tristeza extrema e culpa.

Sintomas do mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer vai piorando de forma gradativa, começando com esquecimento e aos poucos desenvolvendo agitação, confusão e eventualmente demência.

Características

O transtorno bipolar afeta adolescentes e adultos, enquanto o mal de Alzheimer ocorre principalmente em pacientes com mais de 75 anos.

Tratamento

O mal de Alzheimer não tem cura, porém existem tratamentos para ajudar os pacientes a lidar com os sintomas, manter sua independência e seu funcionamento mental. O transtorno bipolar não pode ser curado, mas é gerenciado com medicações e terapia.