×
Loading ...

Diferenças de gênero no peixe cometa

Atualizado em 21 novembro, 2016

O peixe-japonês é o peixe de estimação mais popular nos Estados Unidos. O peixe cometa é normalmente criado junto com o peixe-japonês comum, mas na verdade, é uma variação da espécie. Diferenciar essas espécies é difícil, e mais difícil ainda é tentar determinar o sexo do animal. Leve em conta as diferenças físicas e comportamentos no acasalamento para descobrir de maneira correta o gênero do peixe.

O peixe-japonês é um dos peixes mais fáceis de criar (Jason Florio/Digital Vision/Getty Images)

Diferenças no tamanho

O peixe cometa macho tende a ser menor e a ter um corpo mais esguio que a fêmea. A não ser que você seja um criador de peixes profissional, é quase impossível dizer o sexo dele até que atinja a maturidade. Isso ocorre quando ele está com cerca de 7 a 13 cm, e pode acontecer em apenas 10 meses ou demorar até 3 anos.

Loading...
O peixe cometa tende a ser menor do que o peixe-japonês comum (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Diferenças internas no peixe cometa macho

O peixe cometa macho começa a desenvolver pequenos caroços, chamados de tubérculos, nas guelras e na cabeça ao atingir a maturidade. O abdômen dele se tornará mais rígido e pode desenvolver uma espécie de crista para ajudar na reprodução. O orifício na cauda por onde sai o excremento é mais côncavo no macho do que na fêmea.

O peixe cometa macho usa seu corpo esguio para atrair a fêmea (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Diferenças internas no peixe cometa fêmea

Como o macho, a fêmea desenvolve tubérculos no corpo, embora eles só apareçam nas guelras. Durante a época de reprodução, a fêmea estará maior, mais grossa e terá um corpo flexível, já que ela deve ter um corpo mais macio para carregar os ovos. O orifício da sua cauda aponta pra fora, facilitando a saída dos ovos.

A fêmea será intimidada pelo macho para liberar os ovos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Comportamento do peixe cometa macho durante o acasalamento

O macho vai buscar a fêmea incessantemente até que ela libere os ovos para a fertilização. A esbeltez e aerodinâmica do corpo do macho é usado para perseguir a fêmea constantemente até que ela esteja pronta para reproduzir. Às vezes o macho se torna muito agressivo em sua busca e começa a empurrar a fêmea quanto tem a oportunidade, ou pode persegui-la até atingir a exaustão.

A perseguição é uma ação comum utilizada pelos peixes para colocar os ovos para reprodução (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Comportamento da fêmea durante o acasalamento

A fêmea ficará mais espessa quanto estiver carregando ovos e parecerá um pouco torta devido ao crescimento deles. Ela desviará constantemente das investidas do macho até que esteja pronta para soltá-los. Assim que ela sinta que os ovos estão prontos, irá liberá-los onde o macho possa fertilizá-los facilmente e eles possam crescer com segurança.

O peixe só liberará os ovos quando acreditar que eles estão seguros (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...