Mais
×

Como diferenciar joaninha macho e fêmea?

Atualizado em 20 julho, 2017

Joaninhas são pequenos insetos vermelhos com manchas pretas ou amarelas. O site The Everything Ladybug conta 5 mil espécies conhecidas, além de diversas espécies que ainda estão sendo descobertas. Apesar do nome, joaninhas podem ser macho ou fêmea, porém diferencia-las é um grande desafio.

Joaninhas podem ser encontradas em jardins (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Equívocos comuns

Grande parte das pessoas pensa que o número de pontos é o que determina o sexo. De acordo com o Everything Ladybug, as manchas servem como uma aviso aos predadores, ao invés de indicar o sexo do inseto. Joaninhas machos ou fêmeas podem ter o mesmo número e padrão de manchas. Por outro lado, joaninhas do mesmo sexo podem ter um padrão de local ou cor diferente, mesmo sendo da mesma espécie.

Tamanho

Joaninhas variam de tamanho, segundo o site Bugs and Weeds, o qual já registrou joaninhas de aproximadamente 0,5 cm de comprimento, com apenas dois pontos e uma joaninha com 0,84 cm de comprimento e sete pontos. A National Geographic afirma em seu site que joaninhas podem variar de 0,84 cm a 1,01 cm de comprimento. Embora o tamanho não seja um indicador perfeito, os machos são um pouco menores do que as fêmeas.

Acasalamento

Se puder observar duas joaninhas em acasalamento será fácil dizer quem é o macho. Durante esse ritual, a joaninha macho subirá na fêmea e irá agarrá-la pela élitra -- "a casca dura e externa da asa da joaninha"--, explica LadybugLady.com. Nesse caso, a joaninha em cima é macho.

Microscópios

Segundo o site da Lady Blugady, a única maneira de se ter certeza absoluta do sexo de uma joaninha é ver os seus órgãos sexuais. Como elas são muito pequenas, você só poderá ver com microscópio e com um entomologista (cientista que estuda insetos) como guia. Nesse caso, você poderá ver claramente que a joaninha macho tem minúsculas estruturas semelhantes a pelos no último segmento do seu corpo, enquanto na fêmea não existe nada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article