Passatempos

Tipos de aranhas: preta com manchas brancas

Escrito por tammie painter Google | Traduzido por débora sousa
Tipos de aranhas: preta com manchas brancas

As aranhas têm vários tamanhos e cores

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Uma aranha preta e branca acaba de escapulir do jardim e passa do seu lado, e você se pergunta se deveria ficar preocupado. Provavelmente não. Das 12.000 espécies de aranhas encontradas no Brasil, apenas algumas são perigosas para os seres humanos. No entanto, uma delas, a viúva-negra, às vezes tem manchas brancas sobre o corpo negro. Muitas outras aranhas inofensivas têm corpos pretos com manchas brancas, por isso é útil saber diferenciá-las.

Outras pessoas estão lendo

Aranha saltadora

A maioria das aranhas pretas com manchas brancas que você encontrar será um tipo de aranha saltadora. Embora o nome soe assustador, essas aranhas não são perigosas para os seres humanos. Ela tem esse nome porque persegue ou aguarda pela sua presa e depois salta para apanhar a refeição. Uma aranha saltadora tem um aspecto difuso. O corpo negro tem diferentes marcas dependendo da espécie, mas muitas vezes tem listras brancas nas pernas e algumas manchas brancas nas costas. As aranhas saltadoras são pequenas, com pernas curtas e atarracadas.

Viúva-negra

Muitas vezes, ao falar da viúva-negra, pensamos logo numa espécie de ampulheta vermelha em seu corpo, mas os machos e as aranhas mais jovens podem ter manchas brancas. As marcas percorrem ao longo das laterais do corpo da aranha e nas costas. A picada tanto do macho quanto da fêmea é perigosa. Uma característica importante na identificação da viúva-negra são marcas bem definidas sobre um grande abdômen.

Aranha de jardim das costas brancas

A aranha de jardim das costas brancas tem de fato manchas brancas nas suas costas escuras. As marcas podem variar do branco ao creme e ao amarelo, e seu corpo é um preto difuso, ao invés do preto profundo de uma viúva-negra. As pernas têm listras preto e brancas (ou amarelas) e o abdômen tem uma forma oval ou de folha. Estas aranhas são excelentes para o controle de pragas em seu jardim.

Aranha-lobo

Aranhas-lobo são semelhantes às aranhas saltadoras na medida em que ambas têm corpos escuros difusos e algumas têm marcas brancas. No entanto, os padrões de cores da maioria das espécies são tons de cinza ao invés de um preto e branco. Aranhas-lobo tendem a ter um porte médio, com o corpo medindo até 2,5 cm (não incluindo as pernas). Elas picam, e a picada precisa ser avaliada por um médico, mesmo que o veneno não seja fatal.

Gasteracantha

Quando você vê essas aranhas, pode até não saber que está olhando para uma aranha. Elas têm abdomens com saliências espinhosas de forma estranha, dando a aparência de uma aranha parecida com um caranguejo. Algumas delas têm abdomens preto com manchas brancas (ou vice-versa) e outras têm marcas vermelhas. Elas não são perigosas para os seres humanos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media