Os diferentes tipos de escuta

Escrito por rhiana quick | Traduzido por rayssa amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os diferentes tipos de escuta
Brinque de telefone sem-fio em cada para aprimorar as suas habilidades de escuta (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Compreensão auditiva é a forma que usamos para processar e entender o que nos cerca e para se comunicar com os outros. Existem diferentes estilos de escuta e cada um deles pode ser aplicado em diferentes situações para ajudar a alcançar os melhores resultados. Alguns tipos de escuta, como a informal, são reações naturais. Estilos, como a escuta crítica, podem exigir prática para se aperfeiçoar. Incorpore atividades de compreensão auditiva em uma sala de aula ou em casa com a sua família, uma vez que essas habilidades podem ser desenvolvidas e se tornar um bom ouvinte beneficiará a sua vida.

Outras pessoas estão lendo

Escuta compreensiva

A escuta compreensiva é um estilo extremamente importante porque envolve ouvir a informação e entender o seu significado, bem como as implicações do que está sendo dito. Esse estilo é vantajoso em um ambiente acadêmico porque os estudantes precisam processar e entender o material dado para aprender e reter as informações. Pratique esse estilo fazendo com que os seus alunos escutem um discurso, apresentação ou jornal e escrevendo as palavras-chave e conteúdo que conseguirem lembrar. Pause o vídeo em alguns momentos e peça para que os alunos resumam o que foi dito até ali. Prepare perguntas que se refiram a detalhes específicos mencionados e veja se eles são capazes de lembrar o que ouviram.

Escuta discriminativa

A escuta discriminativa é um estilo básico, mas a prática pode ajudá-lo a desenvolver essa habilidade se você for jovem e procura melhorar as suas habilidades de escuta. De acordo com o site changingminds.org, esse estilo inclui escutar as diferenças entre as palavras, tons e inflexões, além de entender o significado desses sinais. Um bom exemplo de prática para desenvolver essa habilidade é a brincadeira de telefone sem-fio, onde você sussurra uma frase para a pessoa ao seu lado e a frase deverá ser passada por todos, tentando mantê-la o mais próximo da original possível. Todos falamos de maneira diferente e nem sempre de forma clara, então aperfeiçoar as suas habilidades de escuta discriminativa pode ajudá-lo a se destacar na vida pessoal e profissional.

Escuta crítica

A escuta crítica é usada quando você avalia e julga determinado conteúdo dito por alguém e usa a informação para formar as suas próprias ideias sobre o assunto. Você pode avaliar a consistência e veracidade, diferenciando o fato da ficção. Pratique esse estilo, escutando ativamente e fazendo anotações e perguntas durante uma palestra ou apresentação. Fazer perguntas pode ajudá-lo a perceber falhas em algum argumento ou a falta de informação, ajudando a melhorar a compreensão do público sobre o material.

Escuta empática

Esse estilo de escuta pode ser um desafio para dominar, uma vez que ele envolve ver além do assunto ou contexto e focar na intenção do falante e nas emoções por trás das palavras. Também conhecido como escuta terapêutica, esse estilo é usado quando você escuta os problemas do falante sem julgá-los e, se possível, fornece uma resposta positiva. Complete atividades em grupos onde você deve ouvir, colaborar e trabalhar com outros. Compartilhe os seus pensamentos e ouça o que os outros tem a dizer para que você possa construir um vínculo de confiança e melhorar o seu nível de conforto com esse estilo de escuta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível