O que é digluconato de clorexidina?

Escrito por dan howard | Traduzido por tiago tostes
O que é digluconato de clorexidina?

Clorexidina é um ingrediente ativo em bochechos e outros produtos bactericidas

Image by Flickr.com, courtesy of Alden Chadwick

O digluconato de clorexidina é um agente antimicrobiano potente. É notável pela sua eficácia para matar uma vasta gama de bactérias, incluindo as bactérias gram-positivas e gram-negativas (as duas maiores classes de bactérias). Também é um agente eficaz como antifúngico e antiesporos. A clorexidina é comumente usada como um ingrediente ativo em bochechos germicidas, xampu para animais de estimação, lubrificantes cirúrgicos, lenços e sabonetes.

Outras pessoas estão lendo

Composição

O digluconato de clorexidina é um agente antimicrobiano não sólido e não solúvel em água composto de carbono, hidrogênio, cloro, nitrogênio e oxigênio. Na sua forma mais comum disponível comercialmente, o digluconato de clorexidina é fornecido como uma solução aquosa a 20%. Concentrações mais elevadas de até 50% são possíveis, embora seja difícil de manusear devido à alta viscosidade do composto. Concentrações mais baixas cerca de 0,5% estão disponíveis para uso como um desinfetante para as mãos ou uma solução para lentes de contato.

Uso odontológico

Entre as utilizações mais comuns de digluconato de clorexidina, pode-se citar a de antisséptico oral. Como o composto é um agente antimicrobiano eficaz, a utilização como um colutório reduz a quantidade de bactérias na boca. O digluconato de clorexidina é particularmente eficaz como um antisséptico oral porque é absorvido pela superfície dos dentes e, assim, proporciona proteção de longa duração. Para além do seu uso comum como colutório, o digluconato de clorexidina é utilizado como um antisséptico antes, durante e depois de procedimentos periodontais.

Usos como antiséptico

O digluconato de clorexidina é usado como uma solução antibacteriana não dental. É eficaz contra uma vasta gama de bactérias, incluindo as bactérias gram-positivas e gram-negativas (as duas classes principais de bactérias). É também eficaz como um agente antifúngico, antiesporos e antiviral. Os usos comuns da clorexidina são como antisséptico tópico, antibacteriano para as mãos e na lavagem pré-cirúrgica.

Uso em animais

A clorexidina é utilizada para vários propósitos na veterinária. Foi demonstrada ser mais efetiva do que a iodopovidona e a salina como desinfetante tópico para feridas de animais domésticos e na pecuária. É um ingrediente ativo em xampus para animais domésticos, desinfetante para tetas, tratamento de pele e lubrificantes feitos de gordura animal.

Vantagens e desvantagens

Uma das vantagens principais da clorexidina é sua ação persistente como antimicrobiano. Quando usada oralmente, é absorvida pelos dentes fornecendo proteção estendida contra bactérias orais que podem causar gengivite. Quando usada topicamente, mata as bactérias e previne seu crescimento no local de aplicação. Efeitos colaterais possíveis da clorexidina são as manchas e amarelamento dos dentes após uso oral prolongado e sensibilidade da pele após uso tópico.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media