Mais
×

Dimensionamento de uma braçadeira de pressão sanguínea

Atualizado em 17 abril, 2017

O esfigmomanômetro é um instrumento médico utilizado para a medição da pressão arterial. É importante utilizar o tamanho correto de braçadeira de pressão sanguínea, porque ela pode afetar diretamente o resultado da leitura. Por exemplo, se ela estiver muito apertada, a pessoa pode ser incorretamente diagnosticada com pressão arterial elevada e esse diagnóstico errado pode comprometer seriamente a saúde de um indivíduo, especialmente se for uma mulher grávida, diabéticos ou alguém que sofra de uma doença cardiovascular. A braçadeira de pressão arterial é vendida em quatro tamanhos - criança, adulto (regular), adulto grande e adulto coxa. Aplique os seguintes passos para determinar qual é o tamanho ideal para você.

Instruções

Esfigmomanômetro (Creative Commons License, by: stspelz, copyright: September 2006, Creative Commons License, by: Jay PH, copyright: January 2008)
  1. Determine o tamanho do seu braço. A localização normal em que a pressão sanguínea é medida é no braço onde a artéria braquial é encontrada. A braçadeira é envolvida em torno do braço, por isso, é importante saber qual é sua circunferência para ajudar a determinar seu tamanho. Inicie sua medição posicionando a fita métrica ao redor da parte do meio do seu braço. Seria muito melhor se você pedisse a alguém para ajudá-lo, para garantir um resultado preciso. Meça a circunferência do seu braço usando polegadas e centímetros. O centímetro é, de longe, a unidade mais utilizada, mas saber seu tamanho em polegadas pode ajudar.

  2. Descubra se a dimensão da braçadeira distendida se encaixa na parte do meio do seu braço. Muitas pessoas acreditam que a braçadeira é do tamanho certo quando uma pessoa é capaz de fechá-la em torno de seu braço. Essa ideia é errada. A única maneira de saber o tamanho adequado é determinar se o comprimento e a largura da braçadeira inflada acomoda adequadamente o tamanho do seu braço. Se a circunferência dele for maior do que 33 cm (13 polegadas), você precisará de uma braçadeira de tamanho maior em vez de uma de tamanho regular. Ao familiarizar-se com esta regra, você poderá de alguma forma estimar o tamanho que é certo para você.

    Fita métrica
  3. Tente saber que braçadeira, dentre as de tamanho adulto, é apropriada para a circunferência do seu braço - adulto regular, adulto grande ou adulto coxa. Isso é importante especialmente se você estiver grávida, acima do peso ou tiver enormes músculos no braço. Se você tiver uma circunferência de 27 cm a 34 cm (até 13,8 polegadas), a braçadeira de tamanho regular ou padrão é a certa para você. Se sua circunferência for de 35 cm a 44 cm (13,7 a 17,3 polegadas), o tamanho adulto grande será o adequado. E, se você tiver uma circunferência grande, medindo entre 45 cm e 52 cm (17,7 a 20,4 polegadas), precisará usar o tamanho adulto coxa.

Dicas

  • É aconselhável informar ao enfermeiro ou a qualquer prestador de cuidados de saúde o tamanho da sua braçadeira antes de ter sua pressão arterial medida. Dessa forma, eles podem lhe fornecer um esfigmomanômetro com o tamanho correto de braçadeira e uma leitura precisa de pressão arterial.
  • É conveniente que você forneça sua própria braçadeira de pressão arterial, se você tiver uma grande circunferência de braço. Alguns hospitais ou clínicas podem não ter o tamanho adequado para você. E, muitas vezes, mesmo que o tenham, o pessoal provavelmente estará muito ocupado para procurá-la.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Braçadeira inflável de esfigmomanômetro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article