×
Loading ...

Como diminuir o nível de PSA?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O teste de antígeno prostático específico (PSA) mede quanto dessa enzima existe no sangue. O PSA é um composto proteico produzido pela próstata que, quando aumenta de tamanho, também aumenta os níveis dessa substância no sangue. Apesar do teste ser controverso -- não foi comprovado que pode salvar vidas -- manter os níveis de PSA baixos é um bom sinal de saúde.

Suco de romã ajuda a diminuir o nível de PSA (pomegranate image by Friday from Fotolia.com)

Antioxidantes

De acordo com estudos da UCLA, suco de romã pode diminuir o PSA devido aos seus altos níveis de antioxidantes. Também é sugerido que uma dieta rica em vegetais folhosos verdes, raízes, legumes, ácido fólico e frutas além de ajudar no PSA, diminui o risco de doenças ao cólon. Trigo e aveia, ao contrário dos pães feitos com açúcar refinado, também são recomendados para lutar contra problemas de cólon.

Loading...

Aspirina

De acordo com os estudos da Universidade Vanderbilt, homens que utilizam medicamentos anti-inflamatórios conseguem diminuir seus níveis de PSA, especialmente os que já possuem câncer de próstata. O lado negativo de usar medicamentos como a aspirina, é a possibilidade deles atrapalharem na diagnosticação do câncer. Tomar aspirinas diariamente não é recomendado se a pessoa bebe muito, pois pode causar úlceras.

Obesidade

Embora homens obesos apresentem menores níveis de PSA do que os que se mantém em boa forma física, isso não deve encorajar a obesidade; homens com sobrepeso tendem a receber falsos resultados em testes de PSA, pois o excesso de peso absorve a proteína. O que pode parecer um nível normal em um obeso, pode indicar doença no cólon em uma pessoa mais magra. Manter o peso adequado é uma medida preventiva eficaz contra doenças na próstata e garante que os testes de PSA sejam precisos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...