Como o dinamômetro de chassis se relaciona com o dinamômetro de motor

Escrito por jesse sears | Traduzido por rodrigo bittencourt
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Como o dinamômetro de chassis se relaciona com o dinamômetro de motor
Usar um dyno permite que o modificador de carro possa medir a eficácia das modificações no carro (sports car rim image by Lario Tus from Fotolia.com)

Para medir a potência e o torque de um carro, os modificadores de carros usam um aparelho chamado dinamômetro, ou dyno, para abreviar. Os dynos têm dois tipos principais: o dyno de motor e o dyno de chassis. Eles são diferentes no seu modo de operação, mas desempenham a mesma função básica.

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Modo de operação do dyno de motor

Para testar um dyno de motor, remova o motor do carro. Ligue o motor a um dos vários tipos de máquinas que medem a potência criada no virabrequim do motor, fazendo com que este opere uma máquina externa. O mais comum destes dispositivos é o freio d'água dinamométrico, que utiliza um acoplamento de fluido para realizar trabalho sobre uma bomba utilizada para medir a potência do motor.

Operação do dyno de chassis

Um dyno de chassis mede a quantidade real de potência que o carro está colocando do chão para as rodas. Faz-se isso colocando o carro em rolos, que giram no sentido oposto das rodas do carro, mantendo este parado. Os rolos medem o quanto de torque um determinado rpm cria em uma determinada velocidade. A potência do veículo é calculada a partir da medição de torque. A principal vantagem aqui é que o dyno pode funcionar enquanto o motor ainda está no carro.

Diferenças de medição de potência

O dyno de motor e o de chassis fornecem números de potência diferentes porque o último também deve compensar a perda de potência através da transmissão do carro e outros componentes da transmissão. Os dynos de motores são ditos como aparelhos destinados para medir a potência "à manivela", ou "no volante". Para um dyno de chassis, a potência é medida "nas rodas". A medida da potência das rodas sempre será mais baixa, embora o percentual exato varie de carro para carro, e de dyno para dyno.

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