Lazer e cultura

Como dirigir um veículo com transmissão de 10 marchas

Escrito por steven w. easley | Traduzido por ricardo guardati
Como dirigir um veículo com transmissão de 10 marchas

Grandes caminhões usam 10 marchas

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Uma transmissão de 10 marchas é uma das mais comuns e mais simples de se operar em caminhões. Muito parecida com a transmissão manual de um carro, o padrão na maioria dos veículos pesados é projetado em forma de "H". A principal diferença é que em grandes caminhões há uma gama de marchas alta e outra baixa. Transmissões com mais de 10 marchas têm um divisor adicional. Dirigir um desses requer que o motorista mude de gama, o que não é tão comum ao dirigir um carro ou outro veículo menor com transmissão manual.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Caminhão com transmissão de 10 marchas

Lista completaMinimizar

Instruções

    Dirigindo um caminhão de 10 marchas

  1. 1

    Aqueça o motor tempo suficiente para que a pressão de ar do veículo atinja sua gama de funcionamento. Certifique-se que o botão seletor está definido no padrão marcha baixa. Para tal, o botão deve estar na posição para baixo.

  2. 2

    Pressione a embreagem e mude para a segunda marcha. Marcha lenta e primeira não são normalmente necessárias a menos que o caminhão esteja parado em subidas ou carregado com muito peso. Da mesma forma o caminhão não vai exigir que o motorista pressione o acelerador para iniciar seu movimento. Solte a embreagem lentamente até que o caminhão comece a se mover. Acelere gradualmente e observe o taquímetro.

  3. 3

    Mude para a próxima marcha quando a rotação por minuto (rpm) estiver em cerca de 1.200 a 1.300. Para mudar de forma mais eficaz, aperte a embreagem apenas o suficiente para desengatar a transmissão, troque a marcha e solte a embreagem. Pressione a embreagem novamente quando a rpm cair e coloque delicadamente na marcha seguinte. Este método é conhecido como marcha dupla e vai ajudar a aumentar a vida útil de sua transmissão.

  4. 4

    Repita os passos de 1 a 3 nas marchas baixas. Antes de mudar para a primeira marcha da gama alta, vire o botão seletor para cima para ativá-lo na gama seguinte de marchas.

  5. 5

    Pressione a embreagem duas vezes e coloque a alavanca na próxima marcha. O propósito do seletor de marchas altas é permitir que o condutor continue a reutilizar as mesmas posições de marchas, sem ter que mover a alavanca em um padrão que a deixaria numa posição difícil de alcançar.

  6. 6

    Volte para as marchas baixas. É um pouco mais difícil do que ir para as altas. Você executa muito dos mesmos procedimentos, no entanto, pouco antes de trocar para a próxima marcha baixa você terá de tocar no acelerador para elevar as rpms. A rpm da engrenagem mais baixa é maior do que a mais alta e para voltar às marchas baixas com sucesso você deve fazer com que a transmissão e a velocidade do motor se equiparem. Lembre-se de virar o botão seletor de volta para a marcha baixa antes de tentar mudar de marcha.

Dicas & Advertências

  • Mudar as marchas corretamente exige paciência e prática, mas não fique chateado se você tiver dificuldades. Muitos motoristas experientes ainda têm que moer uma engrenagem de vez em quando.
  • A operação de um veículo de 18 rodas ou qualquer grande caminhão equipado com uma transmissão de 10 velocidades requer prática, treinamento e repetição. Tenha um cuidado especial quando estiver operando um caminhão grande em áreas montanhosas, pois um erro de mudança de marcha pode rapidamente resultar em um acidente. Também deve-se ter cuidado ao dirigir em condições adversas ou no inverno.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media